Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
12/05/2017
Vereador Renivaldo Nascimento agradece Executivo reinserção do coreto da "Praça do Porto"
Ednei Rosa - Secom/CMC
Vereador Renivaldo Nascimento
A Prefeitura de Cuiabá iniciou a reinserção do coreto que foi retirado da Praça Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, mais conhecida como “Praça do Porto”. A expectativa é que a obra seja entregue aos cuiabanos dentro de 30 dias. O monumento foi removido durante a revitalização da orla ao longo do Rio Cuiabá.            

Os trabalhos tiveram início na última sexta-feira (05). No local, já foi construída a base de sustentação do coreto, que também teria passado por um processo de recuperação e deverá ser devolvido em perfeito estado e como suas características originais preservadas. 

De acordo com informações da prefeitura, a praça bem como o coreto é tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural do município. A medida é uma forma de garantir a preservação de bens de valor histórico, cultural e arquitetônico de uma cidade. Com isso as características originais não podem ser modificadas.                       

Apesar do seu valor cultural, a recolocação do monumento divide a opinião de quem circula ou trabalha nas proximidades. “O coreto era um dormitório para os moradores de rua. Acho que a nossa história tem que ser preservada, mas se não tiver policiamento, vai virar abrigo novamente”, disse o atendente de caixa João Augusto dos Santos, 33 anos. 

Para Santos, a revitalização da praça e da própria orla do Rio Cuiabá deu um novo visual à região do Porto. “Está bem diferente do que era antes. Ficou muito bonito e tem atraído muitas pessoas e isso é bom para os moradores e para o comércio”, destacou. 

As obras de recuperação do local foram entregues no fim do ano passado pelo ex-prefeito, Mauro Mendes. Porém, o trabalho até hoje não foi totalmente concluído. Exemplo disso é o obelisco comemorativo ao bicentenário da fundação de Cuiabá oferecido por Corumbá (MS) e inaugurado em abril de 1920, que continua com a base quebrada e rabiscada.                                             

Além da remoção do coreto, várias árvores foram derrubadas para as obras de revitalização da orla e da praça, que recebeu o nome em homenagem a Luiz de Albuquerque, quarto governador e capitão-general da capitania de Mato Grosso, no fim do século XVIII. 

Joanice/Diário de Cuiabá



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
24/04 - Vereadora Maysa convida oftalmologista para abordar conscientização da cegueira
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.