Início
NOTÍCIAS
10/03/2017
Projeto de Lei obriga estabelecimentos a inserir símbolo do autismo em placas de atendimento prioritário
Ednei Rosa - Secom CâmaraCbá
Vereador Juca do Guaraná
O vereador Juca do Guaraná Filho (PTdoB) apresentou Projeto de Lei que obriga os estabelecimentos de Cuiabá a inserir o símbolo mundial da conscientização ao transtorno do espectro autista em suas placas indicativas de atendimento prioritário. A proposta também é assinada pelo líder do Governo na Câmara, Lilo Pinheiro (PRP).  
 
O projeto exige que os estabelecimentos públicos e privados como supermercados, bancos, farmácias, restaurantes, lojas comerciais entre outros fixem o símbolo, uma fita feita de quebra-cabeça colorida, nas placas para orientar as pessoas com autismo ou responsáveis sobre o benefício. 
 
A proposta sugere a emissão de documento aos portadores de autismo, a fim de garantir, em casos de situações recriminatórias e possíveis recusas de atendimento, os seus direitos.
 
De acordo com a Lei Federal 12.764/2012 que institui a Política Nacional de Proteção dos Diretos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista no artigo primeiro garante que o autista é considerado pessoa com deficiência. Pela lei, as pessoas com autismo têm direto ao atendimento prioritário, mas muitos estabelecimentos e familiares dos portadores desconhecem o beneficio. 
 
"O projeto pode atuar também como parte de um plano de conscientização da população sobre a existência dessa realidade, assegurando o respeito e o tratamento adequados para estas pessoas", destaca o vereador Juca do Guaraná Filho. 
 
Familiares de pessoas com autismo relatam a dificuldade de entrar em filas prioritárias, pois é difícil de identificar uma pessoa com autismo. E o que acontece com a mãe da pequena Eloísa de apenas 9 anos, Kézia Moraes, que muitas vezes precisa dar explicações sobre a utilização das filas e vagas de estacionamentos prioritários
 
"A gente tem muita dificuldade de conseguir alguns benefícios, pois a criança com autismo não apresenta alteração física, então muitas vezes temos que dar explicações o porquê está utilizando a fila prioritária ou aquela vaga no estacionamento. O projeto é muito importante para facilitar ao acesso a esses serviços", relata.

Da Assessoria de Imprensa 


Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
31/03 - 2ª reunião da CDHCIPD é realizada nesta sexta-feira, 31
31/03 - Comissão dos Direitos da Mulher tem 3ª reunião com novo membro
31/03 - Comissão de Turismo e Desporto recebe diretor de esporte da Capital
31/03 - Comissão de Indústria e Comércio realiza reunião e uma das pautas foi à obra do mercado do Porto
31/03 - Câmara comemora os 304 anos de Cuiabá com programação cultural
31/03 - Projeto garante reserva de 10% das vagas dos eventos culturais de Cuiabá para pessoas com deficiência
31/03 - 1ª reunião da Comissão de Administração e Obras Públicas discute fiscalização em obras na Capital
30/03 - Presidente Chico 2000 participa da entrega de kits para 34° Corrida Bom Jesus de Cuiabá
30/03 - Vereador Jeferson Siqueira lamenta morte de entregador e cobra melhorias pontuais
30/03 - Pinduca, o ‘Rei do Carimbó’ participa da Tribuna Livre e recebe Moção de Aplausos
30/03 - Câmara vota requerimentos na sessão desta quinta-feira, 30
30/03 - Câmara participa da 14ª Conferência de Saúde em Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.