28/03/2007
PDT vai tentar reaver mandato que perdeu
O PDT anunciou que a partir da interpretação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) vai tentar reaver o mandato que perdeu com a saída do deputado Maurício Quintella Lessa, que migrou para o PR. O órgão entende que o mandato pertence ao partido, e não ao candidato. O presidente nacional da legenda e futuro ministro do Trabalho, Carlos Lupi, disse que a assessoria jurídica do PDT ainda estuda se o partido irá recorrer à Justiça ou acionar a Câmara dos Deputados.

Lupi adiantou que o partido não irá aceitar Quintella de volta. "Acho que se a pessoa foi embora, boa viagem. Não tem passagem de volta", afirmou. O deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), comparou a situação a um casamento. "Quando um trai não adianta pedir para voltar", afirmou.

Quem é o dono?
Provocado pelos Democratas , o TSE considerou que o mandato pertence ao partido e não aos parlamentares. Diante disso, os partidos que perderam deputados entenderam que ganharam o direito de reaver esses mandatos. Como a maioria que se posicionou até agora disse que não irá aceitar os deputados que trocaram de legenda de volta, eles perderiam os mandatos para seus suplentes.

"Achei algo extremamente importante para democracia. O TSE levanta uma discussão real de que quem elege deputado é a somatória dos votos. São raros os casos dos deputados que se elegeram com coeficiente individual", disse. "Isso é importante para fortalecer os partidos". Além do PDT, o PPS e o PFL já anunciaram que irão recorrer à Justiça ou à Câmara para reaver mandatos que perderam. Os dois partidos também não irão aceitar os deputados que saíram de volta.

Assessoria/Temporeal