24/09/2013
Arruda destaca atuação do Parlamento e dos conselheiros tutelares
Walter Machado

O vereador Walter Arruda, PSDC, afirmou hoje (24-09), no grande expediente da sessão ordinária, após cumprimentar as lideranças comunitárias presentes na galeria, ser testemunha participante do ritmo de trabalho parlamentar desenvolvido pelo Legislativo da capital em núcleos periféricos e distritais.

Conforme o parlamentar, também presidente da FEMAB, "as ações cotidianas desempenhadas pelo Parlamento cuiabano têm melhorado sensivelmente demandas desafiadoras. "Isso é estimulante para seqüenciarmos mais esforços", pontuou.

Sobre a realização de evento do CMDCA - Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, na noite do dia 23-09, no Hotel Fazenda Mato Grosso - quando se discutiu as perspectivas de atuação dos conselheiros tutelares, com base nas realidades postas -, ele disse que os gestores públicos precisam oficializar 100% de apoio à atuação desses profissionais.

Segundo análise colocada por Arruda à reflexão dos presentes à cerimônia, medidas protecionistas voltadas às crianças e adolescentes não terão qualquer validade se não existir uma retaguarda efetiva para apoiá-las. "Cabe aos governos se posicionarem com apoio efetivo ao trabalho executado pelos conselheirs tutelares. Caso contrário, o alcance das soluções pretendidas será difícil”.

Sobre os 23 anos de existência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o parlamentar afirmou que há muito ainda para ser feito nesse segmento. "O ECA tem levado a efeito uma série de ações protecionistas e preventivas, além de contribuir para a punição dos criminosos. É instrumento de Justiça eficaz”.

Também solicitou do secretário de Educação, Gilberto Figueiredo, para que proceda reformas na Escola Municipal Alzira Valadares, situada na Avenida São Sebastião. Segundo Walter Arruda, "fizeram lá apenas uma maquiagem, a começar pelo telhado e tapa buracos de péssima qualidade".

A quadra de esportes do educandário, denunciou, foi transformada em depósito de entulhos, lixo, o que obriga os estudantes a brincar nas ruas, sob pena de acidentes. "Aliás, um aluno já se acidentou ali. A festa junina, antes realizada na quadra interna, por conta da nova função de acumular entulho, agora acontece no meio da rua. Não podemos ser coniventes com algo do tipo".

João Carlos Queiroz SECOM/CÂMARA