25/06/2013
Saad apresenta denúncia de supostas irregularidades na Secretaria de Saúde de Cuiabá
O vereador Ricardo Saad (PSD) apresentou três requerimentos endereçados à secretaria municipal de saúde na sessão plenária desta terça-feira (25). O primeiro é referente à empresa contratada pelo prefeito Mauro Mendes (PSB) para fazer a segurança do Pronto Socorro de Cuiabá.

Conforme denúncia de um servidor da própria pasta, a empresa Integral Segurança estava atuando, até pouco tempo, sem contrato. De acordo com ele, o Executivo municipal oficializou a contratação da empresa no último dia primeiro, entretanto, a mesma já estava trabalhando no local desde o início de maio. Ou seja, ficou um mês sem qualquer documento de veiculação.

Desta forma, Saad ainda ressalta a maneira qual foi conduzida o processo de contratação. “A empresa foi contratada sem licitação e em regime de urgência, sendo que havia seguranças trabalhando na unidade. O prefeito poderia muito bem ter mantido o que já estavam e fazer tudo dentro dos conformes, com licitação e respeitando todos os tramites legal. Havia tempo o suficiente para isto”, pontua.

A Integral foi contratada para prestar serviços durante seis meses por pouco mais de R$ 500 mil. Por conta das denúncias, o vereador solicita cópia do contrato e sua respectiva planilha de custo.

Além disso, o tucano ainda quer saber se está previsto no contrato de locação de veículos, a disponibilidade de carros de luxos para atender aos secretários. Tudo isso porque o secretário de saúde, Kamil Fares (PDT) estaria andando de Santa Fé, qual seria fornecida pela empresa que presta serviços para a Prefeitura.

“Quero saber se é legal a empresa fornecer uma Santa Fé para o secretário ficar andando na cidade. Se não for ilegal, é no mínimo imoral, porque o contrato é para locação de gol e uno. Então, porque beneficiar o secretário com um carro desse?”, questiona o parlamentar.

Outro requerimento é referente a um suposto funcionário fantasma. Saad usou a tribuna para denunciar o estudante de Direito, Anacleto Giraldelli Bezerra.

Conforme informações, o rapaz não estaria cumprindo expediente de trabalho para o qual foi contratado, que seriam oito horas diárias. Isso porque, Bezerra é matriculado no curso de Direito no período diurno.

O servidor foi nomeado pelo prefeito como DAS 3, com salário de cerca de R$ 4 mil, na Secretaria de Saúde. No entanto, alguns meses depois, o servidor foi transferido para a Procuradoria do Município.

"Ele deveria ser exonerado da Saúde e, em seguida, nomeado na Procuradoria. Não fazer a transferência direta como foi feito. Isso não é certo. Minha investigação pessoal ainda apontou que ele nem aqui está, está em Juara. Será que é um fantasma?", questionou.

De acordo com Saad, todas as denúncias serão protocoladas na tarde de hoje (25) no Ministério Público Estadual (MPE) para que os fatos sejam investigados mais a fundo e os responsáveis sejam punidos.

Assessoria de Gabinete