02/04/2013
Allan quer audiência para debater política para juventude e cobra transparência do Executivo
Dois requerimentos – um para audiência pública e outro solicitando informações do Executivo - foram apresentados pelo vereador Allan Kardec (PT) durante a sessão ordinária desta terça-feira (02) da Câmara Municipal de Cuiabá. Ele solicitou aos demais vereadores que aprovem o pedido para abrir um espaço de discussão sobre a falta de políticas públicas voltadas à juventude cuiabana, uma vez que a atual gestão não tem dado a devida atenção aos jovens.  Também  requereu detalhes sobre o contrato e atuação da nova empresa que cuida dos dados da Prefeitura de Cuiabá.

Kardec justificou que nesse ano o Brasil vai receber a Jornada Mundial da Juventude, mas Cuiabá não tem discutido o assunto. Reconheceu que Legislativo tem sua “parcela de culpa” nessa situação e por isso propôs que o tema seja discutido entre os principais interessados, o público jovem, com idade entre 16 e 35 anos.  “Além de não debater sobre o tema, a Prefeitura ainda extinguiu a Secretaria da Juventude e não tem discutido políticas públicas para a juventude cuiabana”, enfatizou Allan.

Com a audiência pública, o vereador pretende levar os jovens da Capital até a Casa de Leis e despertar neles o interesse em acompanhar  e colaborar mais com a política cuiabana. “Solicitamos esse espaço para que a gente possa ouvi-los, e depois, implementar uma política pública para a juventude de Cuiabá”,  justifica o vereador.

Transparência: Outro requerimento de Allan Kardec foi solicitando dados sobre a licitação que autorizou a contratação da atual empresa que cuida das informações da Prefeitura. “Queremos saber qual foi a empresa que venceu, como foi dada essa licitação, por quais motivos  foi feita a troca de empresas. A gente quer informações, é esse o papel fiscalizador do vereador”.

Kardec lembrou ainda que o Portal da Transparência foi implementado no governo Lula e continua ativo no governo Dilma fazendo com que os estados e municípios  repliquem esse portal. “Aqui a Casa também precisa ter o Portal Transparência. Já a Prefeitura de Cuiabá que tem um volume maior de aquisições, contratos e pagamentos,  precisa atualizar os dados diariamente para o cidadão poder acompanhar onde está sendo aplicado o dinheiro público”.

Contudo, pontua o vereador essa atualização não tem acontecido com a frequência necessária. “A  gente olha no Portal Transparência  e vê informações ainda da gestão passada. Por exemplo, ainda consta o nome da ex-secretária da Juventude no site da Prefeitura de Cuiabá. Precisamos que esse site seja atualizado dignamente todos os dias. Esse é o nosso pedido”, finalizou o parlamentar.

Welington Sabino

Assessoria de Gabinete