03/05/2011
Arnaldo Penha quer escritura de posse para a Escola Municipal Alzira Valladares

O 1° vice-presidente da câmara municipal de Cuiabá, Vereador Arnaldo Penha (PMDB) disse na sessão ordinária desta terça-feira (03/05) que recebeu na ultima semana em seu gabinete o Secretário de Habitação João Emanuel e Roselaine Cristyna Ferraz, diretora da Escola Municipal Alzira Valladares localizada no Bairro Jardim Cuiabá .

A diretora levou ao conhecimento do Vereador as problemáticas que a escola enfrenta com frequência, por não ter a escritura de posse do terreno onde estão edificadas as dependências do instituto de ensino.

Hoje a escola atende aproximadamente 260 crianças, com idades entre 6 a 10 anos e desde sua fundação não obteve escritura do terreno. “Há anos temos lutado por esta documentação, pois através dela poderemos receber recursos federais que são destinados para investir na melhoria dos espaços das instituições de ensino”, explica Roselaine.

A escola hoje necessita de um espaço especifico para desenvolver práticas esportivas, uma sala direcionada a leitura (biblioteca) e várias outras melhorias que poderiam ser realizadas com recursos federais que são direcionadas a rede municipal. Hoje o que impede a instituição de receber esta verba é a falta da escritura que comprove que o terreno, onde esta situada é de fato da Escola Alzira Valladares. “A infraestrutura esta relacionada diretamente ao aprendizado do aluno, tenho plena certeza que através dessas mudanças em nosso espaço, aumentaríamos até mesmo a pontuação de nossos alunos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”, desabafa Roselaine.

Atendendo a solicitação do Vereador e entendendo as dificuldades enfrentadas pelos alunos e funcionários da escola Alzira Vlladares o Secretário de Habitação se comprometeu em dar entrada nos procedimentos para gerar o certificado de posse do espaço. “Não e um processo fácil o primeiro paço é a realização do levantamento topográfico da escola, depois de concretizado está primeira etapa,  podemos dizer que 50% do procedimento está feito, irei acompanhar este caso pessoalmente na secretaria de meio ambiente que cuida destas questões”, compromete-se João Emanuel.

Durante a reunião Penha externou sua preocupação com questões similares a apresentada ao secretário e marcou um novo encontro que ocorrerá ainda está semana, na secretaria de habitação, para que a diretora apresente as documentações necessárias e desta forma de andamento aos procedimentos o quanto antes. “Agradeço a preocupação do Secretário que sempre nos atende prontamente e me coloco a disposição para dar uma solução a esta problemática”, pontua Penha enfatizando a importância de se investir na educação e na regularização fundiria de nossa região.