Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
27/02/2023
Câmara de Cuiabá rumo à certificação da sala de amamentação
A Câmara Municipal de Cuiabá, por meio da Secretaria de Ações Institucionais recebeu o nutricionista, representando a coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde de Mato Grosso, Rodrigo César de Oliveira Carvalho, nesta segunda-feira (27), para tratar da certificação da sala da amamentação pelo Ministério da Saúde. 

O secretário, Charles Dias explicou que o presidente da Casa de Leis, Chico 2000 determinou o acompanhamento deste trabalho, já que esse espaço para as mães amamentarem é o segundo no Centro Oeste e o primeiro em Mato Grosso construído por uma Câmara municipal. 

“Hoje recebemos a visita do representante da Secretaria de Saúde do estado para tratar dos procedimentos do cadastro da sala de amamentação da Câmara de Cuiabá, no sistema de gerenciamento da ‘Estratégia Mulher Trabalhadora que Amamenta’ e para futura certificação pelo Ministério da Saúde, um trabalho que foi determinado pelo nosso presidente que déssemos toda atenção, devido à importância para as servidoras mães da Casa”, disse Charles. 

Segundo Rodrigo, o beneficio da amamentação já é comprovado cientificamente para saúde da criança, da mulher e para o planeta. 

“A continuidade da amamentação após seu retorno para casa é fundamental, como também é ao retornar ao trabalho, local este que precisa de um ambiente mais acolhedor para que a mãe amamente mais tempo. A recomendação do Ministério da Saúde é que ela amamente dois anos ou mais e exclusivamente até sexto mês de vida”, afirmou. 

Carvalho citou também que, o motivo de sua visita a Câmara Municipal de Cuiabá foi à sala da amamentação, onde participou da inauguração e explicou que existe uma estratégia do Ministério da Saúde, que é implantada pela Secretaria de Saúde - estratégia da ‘Mulher Trabalhadora’ que amamenta, onde garante a segurança legal, para essas mães, e o inicio para a certificação da sala existente na Câmara é a visita in loco. 

Para a Chefe do Núcleo da Escola do Legislativo, Amanda Fares, a maior benfeitoria da sala da amamentação na Casa de Leis é o incentivo para que as mulheres continuem amamentando e que sintam acolhidas e valorizadas. 

“Esse espaço reservado é um incentivo para que as mães continuem amamentando, que elas se sintam acolhidas pela Câmara e valorizadas, e esperamos que outras Câmaras abram esse espaço, já que esta sala é a segunda do Centro Oeste e primeira de Mato Grosso, a construir um espaço específico para essas servidoras”, enfatizou Fares.


Secom/Câmara Municipal de Cuiabá 


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
24/04 - Vereadora Maysa convida oftalmologista para abordar conscientização da cegueira
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.