18/02/2021
Vereador propõe projeto que cria o Dia do Voluntário em Cuiabá
Carol Siqueira | Secom Câmara de Cuiabá

O vereador Marcus Brito Junior (PV) apresentou um projeto de lei que visa instituir e incluir no calendário oficial de Cuiabá o dia 28 de agosto como o Dia do Voluntariado Municipal.

A intenção do parlamentar, que é idealizador de diversos projetos sociais voltados, principalmente para comunidades carentes da Capital, é homenagear aqueles que, movidos pela própria vontade, doam parte de seu tempo e de seu trabalho em prol do bem estar social do próximo.

A proposta tem como base a Lei Federal 9.608 de 1998, a qual dispõe sobre o serviço voluntário e dá outras providências. A norma apresenta a definição de serviço voluntário como sendo a atividade não remunerada, realizada por pessoa física a qualquer Órgão ou Entidade da Administração Pública Direta ou Indireta, bem como a Entidades Privadas sem fins lucrativos, com objetivos cívicos, culturais, educacionais.

Brito ressalta ainda que esse projeto é uma forma de incentivar a população a desenvolver o espírito de solidariedade no que tange a ajuda ao próximo.

“Em resumo, não é somente quem exerce atividade especializada que pode ser voluntário qualquer pessoa pode contribuir com suas habilidades e capacidades para ajudar os outros. O voluntário doa seu trabalho, mas recebe em troca contato humano, convivência com outras pessoas e a satisfação inigualável de sentir-se útil. Esse trabalho também precisa ser reconhecido”, finalizou o parlamentar.

Kamila Arruda | Assessoria de Imprensa Vereador Marcus Brito Junior