12/09/2019
Em reunião no Legislativo da Capital, odontólogos solicitam apoio parlamentar
Assessoria de Imprensa
Representantes do Sinodonto-MT – Sindicato dos Odontólogos de Mato Grosso e da comissão do PCCV se reuniram ontem (11) à tarde com os vereadores Misael Galvão (presidente da Câmara), Dr. Xavier (odontólogo) e Luís Cláudio, líder do prefeito. A secretária municipal de Gestão, Ozenira Félix de Souza, também participou dessa reunião, realizada na presidência da Casa de Leis. Na pauta do encontro, o impasse em torno do PCCV da categoria, entre outras reivindicações colocadas na mesa.

Dr. Xavier abriu a reunião e expôs a série de dificuldades enfrentadas pelos profissionais do setor odontológico para prestar um atendimento à altura dos anseios da população, fato comprovado não somente no município cuiabano, mas em todos do Estado e país afora, citou.  “Os profissionais odontólogos de todo o País querem dar o máximo de si, mas nem sempre têm respaldo estrutural, instrumental, nas unidades em que prestam serviços públicos. São lacunas infelizmente existentes na odontologia ofertada pelo SUS”.

No caso específico de Cuiabá, disse o parlamentar, independente dos avanços obtidos com a implantação parcial de odontologia na estrutura clínica local/distrital, faz-se necessário universalizar urgentemente esse sistema. "O dentista da família é um dispositivo fundamental. Trata-se, aliás, de bandeira permanente na minha agenda de trabalho. Não aceitarei que nenhuma reforma aconteça nas unidades públicas (SUS) sem que seja implantado esse setor".

Dr. Xavier ainda ressaltou o empenho idealista da categoria no desempenho de suas atribuições diárias. Externou a importância de que toda a equipe tenha um reconhecimento profissional também no tocante aos seus proventos. "Bom estarmos aqui hoje para discutir o PCCV e tudo que possa ser útil à odontologia e aos serviços públicos prestados ".

MISAEL GALVÃO - Segundo o presidente da Casa de Leis, Misael Galvão, as portas do Legislativo estão sempre abertas para discutir temas que contribuam com o bem-estar social, de maneira coletiva. "É exatamente este o papel do vereador: contribuir para que significativos avanços inerentes à gestão pública, em todos os níveis, passem a ser a realidade tanto ansiada pelos munícipes. É uma via prazerosa de trabalho democrático empreendida diuturnamente".

Dra. Juliane Maciel, por sua vez, explicou que a categoria tem trabalhado incansavelmente no projeto de PCCV há mais de um ano. "Essa questão salarial está literalmente estacionada há tempos. É preciso reverter isso”.

Já a secretária municipal de Gestão, Ozenira Félix, após ouvir a exposição detalhada feita por odontólogos e parlamentares, pediu o encaminhamento da Minuta do PCCV para que a equipe técnica fizesse análise de possíveis impactos. Informou ainda que uma nova reunião sobre o assunto em pauta acontecerá em 20 dias.

Ao final da reunião, o Sinodonto-MT convidou os cirurgiões dentistas do Estado a somarem forças para o fortalecimento da Odontologia, como um todo.

João Carlos de Queiroz | Assessoria Vereador Xavier