Início
NOTÍCIAS
26/06/2019
Vereadores aprovam projeto que permite participação da sociedade em frente parlamentar
Câmara Municipal de Cuiabá

Os vereadores de Cuiabá aprovaram, durante sessão plenária nesta terça-feira (25), um projeto de resolução de autoria do vereador Marcelo Bussiki (PSB) que disciplina a criação de Frentes Parlamentares na Câmara de Cuiabá. A medida busca regulamentar e estipular regras para a criação e funcionamento das frentes parlamentares.

De acordo com o vereador, o objetivo é disciplinar e dar maior transparência às frentes parlamentares constituídas no Legislativo, bem como possibilitar que os representantes de entidades públicas e privadas possam fazer parte dessas frentes, junto com os vereadores.

As frentes parlamentares são associações de parlamentares de vários partidos criadas para debater sobre determinado tema de interesse da sociedade, razão pela qual é necessária a participação social, segundo Bussiki.

“Com essa resolução aprovada vamos permitir a participação de representantes de entidades públicas ou privadas envolvidas com os temas específicos de cada frente, garantindo a participação da sociedade civil nos debates, para que ela atue como colaboradora”, disse Bussiki.

O vereador explica ainda que cada frente parlamentar deverá ter adesão mínima de 3 vereadores e a presidência será exercida pelo autor da proposta, que coordenará os trabalhos. Já a nomeação dos demais membros será feita por ato do presidente do Legislativo, observando o termo de adesão.

O projeto prevê ainda que o lançamento da frente parlamentar, bem como as eleições do vice-presidente e a aprovação do regimento interno que regulará os trabalhos, devem ocorrer em até 60 dias após a publicação do ato de nomeação dos membros.

O regimento deve prever a definição dos objetivos, composição, reuniões da frente e o prazo de funcionamento, que não poderá exceder o período da legislatura em que foi criada.  Além disso, a frente parlamentar deve, anualmente, encaminhar um relatório de atividades à Mesa Diretora.

Em caso de exclusão de membros que comprometa o número mínimo exigido para o funcionamento da frente, não havendo a inclusão de novos membros em 60 dias, a frente parlamentar deverá obrigatoriamente concluir o trabalho nos 60 dias subsequentes e, posteriormente, ser extinta.

Para Bussiki, a aprovação do projeto é de extrema importância, pois possibilita uma maior discussão sobre temas relevantes e aproxima ainda mais o Legislativo da sociedade. “Com essa regulamentação, a Câmara será capaz de avançar as discussões para aqueles que realmente importam, que são o cidadão e a sociedade”, encerrou.

Karine Miranda | Assessoria Vereador Marcelo Bussiki



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
31/03 - 2ª reunião da CDHCIPD é realizada nesta sexta-feira, 31
31/03 - Comissão dos Direitos da Mulher tem 3ª reunião com novo membro
31/03 - Comissão de Turismo e Desporto recebe diretor de esporte da Capital
31/03 - Comissão de Indústria e Comércio realiza reunião e uma das pautas foi à obra do mercado do Porto
31/03 - Câmara comemora os 304 anos de Cuiabá com programação cultural
31/03 - Projeto garante reserva de 10% das vagas dos eventos culturais de Cuiabá para pessoas com deficiência
31/03 - 1ª reunião da Comissão de Administração e Obras Públicas discute fiscalização em obras na Capital
30/03 - Presidente Chico 2000 participa da entrega de kits para 34° Corrida Bom Jesus de Cuiabá
30/03 - Vereador Jeferson Siqueira lamenta morte de entregador e cobra melhorias pontuais
30/03 - Pinduca, o ‘Rei do Carimbó’ participa da Tribuna Livre e recebe Moção de Aplausos
30/03 - Câmara vota requerimentos na sessão desta quinta-feira, 30
30/03 - Câmara participa da 14ª Conferência de Saúde em Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.