Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
14/06/2016
Criação do Comitê de Enfrentamento aos Crimes na Adolescência será discutida em Simpósio de Segurança
Thiago Cesar - Secom CMC
Vereador Toninho de Souza, que propôs a realização do Simpósio
Nos últimos três anos, 46 adolescentes com idade de 12 a 17 anos foram assassinados em Cuiabá. É o que aponta as estatísticas da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). Uma triste realidade que vem se intensificando ao longo do tempo. Hoje, por hora, um adolescente é morto no Brasil. Em recém artigo publicado, o representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Gary Stahl, chama a atenção para o número alarmante de adolescentes mortos em nosso país e ressalta que, se nada for feito, mais 42 mil podem perder a vida até 2019.

Em Cuiabá, o tráfico de drogas, seguido de rixa, tem sido a principal causa dos assassinatos envolvendo adolescentes, sendo que a maioria é morta por arma de fogo. Diante desse quadro alarmante de violência envolvendo menores,  o vereador Toninho de Souza vai propor durante o Simpósio a criação do CECA – Comitê de Enfrentamento aos Crimes na Adolescência, com o objetivo de investigar os motivos dos assassinatos, as histórias de vida e a ambiência afetiva dos entornos familiares e sociais dessas vítimas, que tiveram a infância interrompida tão cedo. “Assim como existe o Programa Siminina que atende em 17 unidades, meninas com idade entre 6 a 14 anos, que vivem em situação em vulnerabilidade social. “A ideia é criar projetos sociais que busquem atender também meninos com essa mesma faixa etária, que infelizmente hoje acabam sendo aliciado pelos criminosos”, ressaltou Toninho. 

Esse será um dos assuntos debatidos durante o Simpósio de Segurança Pública que acontece nesta quarta-feira (15), às 9h, na Câmara Municipal, com a presença de representantes do Governo do Estado, Judiciário, Prefeitura de Cuiabá, Ordem dos Advogados do Brasil e UFMT.

Toninho de Souza vai sugerir que o trabalho da CECA envolva pesquisas de campo, audiências públicas que deverão ser realizadas nas sub-prefeituras, abrangendo assim todas as regiões de Cuiabá, e no final a elaboração de um relatório com propostas de intervenção por meio de políticas públicas. “A ideia é envolver a Secretaria de Estado de Segurança Pública, Ministério Público Estadual, Poder Judiciário, Prefeitura de Cuiabá, Câmara Municipal, Universidade Federal de Mato Grosso, OAB, Associação de Comerciantes e de Moradores, e outras entidades, para que juntos possamos propor ações concretas de enfrentamento à violência que vem atinge muitas vítimas do infanto-juvenil de nossa Capital”, concluiu Toninho de Souza.

Paralelas as audiências públicas, a proposta é realizar seminários temáticos nas escolas públicas, como parte do processo de diálogo com os adolescentes que serão fontes para a produção do relatório final dos trabalhos do CECA.

Participam do Simpósio de Segurança Pública: O Delegado da Polícia Civil, Rogers Jarbas que é Secretário de Estado de Segurança Pública, Fernando Lopes, secretário adjunto de Administração Penitenciária da SEJUDH, a juíza Ana Cristina Silva Mendes, da Associação dos Magistrados de Mato Grosso (AMAM), o promotor Rubens Alves de Paula que atua na área de Execuções Penais do Ministério Público Estadual, José Roberto Stopa, da secretaria de Serviços Urbanos e José Rodrigues, da secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, representando a Prefeitura de Cuiabá, o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, além de representantes das Associações de Moradores, Comerciantes e Lojistas da Capital.


Verônica Rakel - Assessoria de Imprensa

(65) 9931-2834





Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
28/05 - "Sensação de dever cumprido", comemora Michelly Alencar pelo sucesso da 3ª edição do Mulheres em Ação
28/05 - Startup social ‘Anjos da Lata’ possibilita transformação através da música
28/05 - Câmara aprova requerimentos, projetos e honrarias durante Sessão Ordinária
27/05 - Vereador apresenta PL que prevê atendimento prioritário com psicólogo para crianças e adolescentes vítimas de violência
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.