21/08/2007
Vereadores discutem alternativas para o sistema viário
Vereadores da Câmara Municipal de Cuiabá discutiram, na sessão ordinária desta terça-feira (21), alternativas para melhorar o transporte viário da cidade. Atualmente o município conta com 600 mil habitantes e 200 mil veículos licenciados, uma média de um veículo para cada três habitantes. “O trânsito de Cuiabá é um caos nos horários de piso. Se o crescimento no número de licenciamento de automóveis persistir, os usuários não terão condições de usufruir dos veículos”, alertou o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Casa, vereador Eronides Nona (PSDB).

Nona atribuiu o caos viário da cidade ao crescimento desordenado do município. “Cuiabá não é uma cidade planejada e também não recebeu as adequações necessárias para agüentar o atual fluxo de veículos. As ruas, além de antigas, são estreitas, dificultando a passagem dos automóveis”, frisou. O vereador lembrou que, além do trânsito caótico, o excesso de carros e ônibus nas ruas da cidade contribui para a liberação de gazes tóxicos na atmosfera – uma das causas do aquecimento global -, e aumenta a poluição sonora.

Como alternativa, os vereadores enfatizaram a necessidade de implantação de meios de transportes de massa que não poluem o ambiente e desafogam o transito, como metrô, trem urbano, e microônibus que integrem os bairros. “A última grande obra viária feita em Cuiabá foi a avenida Miguel Sutil, no governo Dante de Oliveira. Contudo, o fluxo de veículos exorbitou a capacidade de absorção das vias da cidade”, pontuou Nona.

A vereadora Enelinda Scala (PT) também acredita que a implantação do metrô seja de suma importância para melhorar o tráfego em Cuiabá. “Temos que pensar no metrô como integração. Os microônibus devem ser utilizados para fazer o transporte dentro dos bairros, coisa que é inviável para os ônibus de linha. Também precisamos avaliar o sistema rotativo, já implantado em outras capitais do País”, avaliou.

Durante a sessão, o vereador Francisco Vuolo (PR) apresentou Moção de Aplauso aos grupos de Siriri e Cururu de Cuiabá. “É uma forma de reconhecer o trabalho desses artistas que lutam pela preservação de nossas raízes”, destacou. O parlamentar aproveitou a oportunidade para convidar as entidades civis e representantes dos poderes Municipal e Estadual a participar da Sessão Solene alusiva ao Dia do Siriri e Cururu. O evento acontece amanhã, às 19h, no Plenário das Deliberações da Câmara Municipal de Cuiabá.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Andrea Haddad

26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)
26/04 - Alunos da EMEB Escola Esmeralda Campos visitam Câmara no projeto Cuiabaninhos