03/05/2023
"Desafio da intervenção é restabelecer ordem institucional do SUS", diz Edna
Secom

A vereadora Edna Sampaio (PT) disse, nesta nesta terça-feira (2), que a crise na gestão da saúde e a intervenção do governo do estado na gestão municipal da pasta precisam ser aproveitadas como oportunidades para debater o modelo de gestão em saúde adotado tanto pelo município quanto pelo estado, que é centrado na hospitalização em detrimento da saúde preventiva.

A parlamentar  ponderou que, para além da má gestão do executivo municipal, há um problema estrutural na saúde que precisa ser discutido e que esta é a oportunidade de retomar a cooperação entre os entes federados na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Temos muita esperança de que este momento sirva para organizar o SUS para que ele continue funcionando no pós-intervenção. Não podemos viver de intervenção. O desafio é restabelecer a ordem institucional do SUS, onde o centro não deve ser os hospitais, mas o  atendimento à população para evitar a hospitalização”.

Ela lembrou que durante os governos Temer e  Bolsonaro, houve uma ruptura da relação federativa, mas que  essa realidade mudou no cenário atual.

“Agora, temos boas condições de retomar e, inclusive na intervenção, fazer com que o estado esteja presente, compareça para apoiar a política de saúde no município e cortar, definitivamente, a malversação e o desvio de recursos continuados que houve nesse período. Para isso, precisamos adotar a política do SUS no estado”, afirmou.

A vereadora disse que tem fiscalizado as unidades básicas de saúde e não tem notado grande impacto da intervenção na melhoria dos serviços.

“É o desinvestimento e a não priorização das unidades básicas de saúde nos bairros junto à população, que faz com que na atenção secundária, nas UPAs, e na atenção terciária, nos hospitais, fiquem sobrecarregadas.  É necessário que a intervenção  inverta a lógica do que é adotado aqui no SUS. Temos que colocar a atenção básica, primária, o atendimento à população,  a educação em saúde, o atendimento domiciliar como prioridade”.

26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)