Início
NOTÍCIAS
06/09/2022
Vereadora Edna defende piso salarial de profissionais da enfermagem
Secom
A vereadora Edna Sampaio (PT) criticou, nesta terça-feira (6), a decisão liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, de suspender o piso salarial nacional da enfermagem.

Ela rebateu o argumento de que a medida traria impacto sobre o orçamento de estados e municípios e apontou a omissão do STF sobre outros temas mais graves relacionados ao orçamento.

Para  a parlamentar, a medida mostra um rompimento do pacto federativo, que é fruto da fragilização das instituições promovida pelo governo Bolsonaro.

“Os poderes constituídos estão  fazendo o que não é de sua competência. Precisamos reorganizar esse país. Bolsonaro conseguiu essa façanha: desinstalar as competências institucionais na nossa frágil democracia. Todo mundo tem poder para tudo <...>. Não é uma decisão definitiva e espero que no STF seja recomposta a justiça ao pagamento do piso aos enfermeiros”, disse.

“Será que não é uma ingerência, no âmbito dos poderes constituídos, vetar o piso por esta razão? E, por outro lado, o STF não toma nenhuma providência em relação ao orçamento secreto, que tem corroído o orçamento do poder executivo e impedido a realização de políticas públicas", disse ela.

“O STF, que julga a preservação da constituição, não faz nada em relação à maior aberração institucional, o orçamento secreto. Vivemos uma anarquia institucional”, disse.

Edna observou que o orçamento da saúde está vinculado ao orçamento secreto e que Jair Bolsonaro, em plena pandemia, cortou  73% dos recursos da pasta e prevê redução de 43% no recurso previsto para a pasta em  2023, salientando que isso subordinará o setor à demanda dos recursos de emendas parlamentares.

Para ela, é preciso organizar as competências dos poderes instituídos na gestão de políticas públicas, inclusive em Mato Grosso, onde falta articulação do governo do estado com os municípios e competência do gestor municipal em Cuiabá. 

“A quem vamos recorrer, se em todo o estado todos estão comprometidos com um modelo de gestão casuístico, interesseiro, não responsável com a população, que drena os recursos para os empresários e onde a saúde está privatizada em áreas estratégicas em que  deveria haver concursos públicos?”, disse.

Assessoria da vereadora



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
31/03 - 2ª reunião da CDHCIPD é realizada nesta sexta-feira, 31
31/03 - Comissão dos Direitos da Mulher tem 3ª reunião com novo membro
31/03 - Comissão de Turismo e Desporto recebe diretor de esporte da Capital
31/03 - Comissão de Indústria e Comércio realiza reunião e uma das pautas foi à obra do mercado do Porto
31/03 - Câmara comemora os 304 anos de Cuiabá com programação cultural
31/03 - Projeto garante reserva de 10% das vagas dos eventos culturais de Cuiabá para pessoas com deficiência
31/03 - 1ª reunião da Comissão de Administração e Obras Públicas discute fiscalização em obras na Capital
30/03 - Presidente Chico 2000 participa da entrega de kits para 34° Corrida Bom Jesus de Cuiabá
30/03 - Vereador Jeferson Siqueira lamenta morte de entregador e cobra melhorias pontuais
30/03 - Pinduca, o ‘Rei do Carimbó’ participa da Tribuna Livre e recebe Moção de Aplausos
30/03 - Câmara vota requerimentos na sessão desta quinta-feira, 30
30/03 - Câmara participa da 14ª Conferência de Saúde em Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.