Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
06/09/2022
Projeto Cuiabaninhos na Câmara recebe segunda escola rural
Secom
O Projeto Cuiabaninhos na Câmara realizou mais uma visita guiada nesta terça-feira (6). A escola que veio até a Casa de Leis foi a EMEB do Campo Estevão Alves Corrêa, uma escola rural do ensino municipal. Com iniciativa da Secretaria de Ações Institucionais e organização da Escola do Legislativo, as excursões acontecem desde 2019.

Os alunos do 7 °, 8° e 9° ano do ensino fundamental da escola puderam passar por todas as instalações do Câmara que começou na Praça Moreira Cabral, em frente ao Obelisco, terminando no Plenário da Deliberações onde foram recebidos pelos vereadores. Durante a visita eles assistiram vídeos institucionais, ouviram servidores, vereadores, puderam falar na Tribuna, hastearam as bandeiras em frente a Casa e cantaram o hino nacional, nas vésperas do dia da Independência do Brasil. 

A chefe da Escola do Legislativo, Amanda Fares, contou sobre estarem recebendo mais escolas da zona rural no projeto com intuito de aproximar os jovens da política. 

"Essa é a segunda visita do total de três escolas rurais que a Câmara Municipal de Cuiabá vai receber no Projeto Cuiabaninhos na Câmara. A nossa ideia é aproximar os jovens do Poder Legislativo. E nada mais justo do que trazer uma escola distante, fica a 22km aqui da Câmara", explica Amanda. 

O coordenador de Cultura da Casa, Roberto Hurtado Silva, diz que é fundamental os jovens conhecerem quais as funções dos poderes públicos para que possam exercer a cidadania e talvez se tornarem um representante do povo.  

"É um privilégio para essas crianças porque estão conhecendo um pouco mais da política, o que faz a câmara municipal. Proporciona brilhar os olhos das crianças, que talvez uma delas um dia possa virar um vereador e trazer bons frutos", diz o coordenador. 

Para o presidente do Poder Legislativo, Juca do Guarana Filho (MDB), é muito importante os alunos da rede municipal visitarem a Casa do Povo.  

"É um momento cívico, momento muito importante para o povo brasileiro.E hoje nós estamos aqui com o projeto cuiabaninhos, a data veio coincidir na véspera do dia da independência do brasil. Recebemos os alunos da escola municipal que vieram enaltecer a nossa sessão. Hasteamos a bandeira, cantamos o hino nacional, eles cantaram o hino de Cuiabá, então é um momento de muita alegria", conta o presidente. 

A professora Janaina Fernanda, e o vereador Nilson Portela, finalizaram contando sobre como realizar essa visita ajuda a aprenderem mais sobre seus direitos e deveres. 
 
"Momento ímpar para a Câmara Municipal de Cuiabá, um projeto tão importante. Trazer essas crianças dentro do parlamento municipal, para eles sentirem o que é o parlamento. Aqui é onde nós votamos projetos que beneficiam eles, os pais deles e toda sociedade cuiabana", disse o vereador. 

"Isso é importante porque como eles são do rural eles têm dificuldade de vir aqui. A gente olha pra eles e vê que a expectativa deles foi muito boa, gostaram bastante, aprenderam muito e foi tudo novo pra eles", finalizou a professora da unidade de ensino.

Secom



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.