26/01/2021
Após sugestão de Edna, Câmara define pela formação de grupo de trabalho para acompanhar vacinação
Da assessoria
A Câmara Municipal de Cuiabá definiu a criação de um grupo de trabalho para acompanhar o plano “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar”, da Prefeitura Municipal.

Este é o primeiro passo para a criação de uma comissão na Casa de Leis para monitoramento das ações de combate à Covid-19 implementadas pelo executivo. A comissão é uma iniciativa da vereadora Edna Sampaio (PT) e foi um dos temas de reunião ocorrida nesta segunda-feira (25) entre os vereadores e o presidente da Casa de Leis, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB).

A princípio, o grupo de trabalho deve ser formado pelos vereadores Edna Sampaio (PT), Pastor Jefferson (PSD), Diego Guimarães (Cidadania), Michelly Alencar (DEM), Kássio Coelho (Patriota) e Luiz Fernando (Republicanos).

A instauração vai ser definida com o início da legislatura, a partir de 2 de fevereiro, mas o grupo já tem reunião agendada com a Secretaria Municipal de Saúde para esta segunda.

Edna Sampaio vem chamando a atenção para a necessidade de instituir esta comissão. No último dia 18, Cuiabá recebeu do Ministério da Saúde 8.027 doses da Vacina Coronavac, 50% das quais já foram ministradas, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde. A pasta iniciou a vacinação no último dia 20, tendo como público prioritário os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à doença.

A vereadora salientou a importância de organizar a aplicação destas primeiras doses para não deixar de vacinar os grupos prioritários, informando que tem recebido denúncias sobre casos de priorização de pacientes de fora deste grupo.

Ela reforçou que, diante do número reduzido de doses, precisam ser tomadas medidas urgentes para garantir a segunda aplicação aos pacientes já atendidos.

“Nós poderemos perder estas primeiras doses e as próximas se a Secretaria Municipal de Saúde não reorganizar a forma de conduzir a vacinação. Se mantiver como está, nós vamos vacinar listas e não grupos prioritários”, disse ela, enfatizando a falta de padronização dos dados.

Para a vereadora, a iniciativa de criação da comissão significa que os vereadores entenderam a importância desta nova instância de fiscalização. “O conjunto de vereadores entendeu a importância de criar esta comissão provisória, ainda não oficial porque estamos em recesso, um grupo de trabalho que possa acompanhar o plano de trabalho do município, compreender melhor onde estão os pontos de fragilidade que precisam ser melhorados para que a vacina possa chegar a toda a população, compreendendo que a vacina não é remédio e, portanto, a única maneira de vencer esta pandemia é ter um bom planejamento”, disse ela.

Neusa Baptista Pinto / Assessoria de Comunicação

Gabinete do Mandato Coletivo pela Vida e por Direitos

26/04 - Câmara aprova requerimentos e projetos na sessão desta quinta-feira (25)
26/04 - Kássio Coelho visita obras de escola municipal na Capital