04/09/2019
Audiência pública vai debater prevenção e tratamento para depressão na saúde pública
Câmara Municipal de Cuiabá
A iniciativa é do vereador Toninho de Souza (PSD) e tem como objetivo discutir a depressão e todos os transtornos a ela associados

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o campeão no ranking de países da América Latina em casos de depressão. Quase 6% da população brasileira sofre com a doença. A previsão é que, até 2020, ela será a que mais deixará pessoas incapacitadas no mundo. A depressão é um transtorno mental que produz alterações do humor caracterizadas por uma tristeza profunda, relacionada com sentimentos de dor, baixa autoestima, distúrbios do sono e apetite, e até falta de concentração.

Para tratar deste assunto o vereador Toninho de Souza (PSD) realizará uma Audiência Pública no dia 30 de setembro, às 9h, na Câmara Municipal de Cuiabá. O objetivo é discutir a depressão e todos os transtornos a ela associados: causas, efeitos e formas de tratamento e também a prevenção na rede pública de Cuiabá.

“Nós vamos anunciar nesta Audiência Políticas Públicas junto com a secretaria Municipal de Saúde que vai viabilizar o diagnóstico e o tratamento no sistema público de saúde de Cuiabá, algo que não existia. Porque a depressão atinge todas as camadas sociais, quem tem dinheiro paga o tratamento particular, mas e a população carente, pobre que não tem recursos? Hoje não tem meios de tratamento e nós estamos buscando isso, o diagnóstico, o tratamento e o medicamento a essa população”, explica o parlamentar.

Toninho de Souza lembrou ainda que o evento será realizado durante a campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio. “Muitas são as causas que podem levar ao suicídio, no entanto, a principal doença ligada à falta da vontade de viver é a depressão, por isso essa doença  precisa ser tratada, ela atinge todas as idades e classes sociais”, pontua.

Durante o mês de setembro o vereador Toninho de Souza levará à Tribuna Livre da Câmara de Cuiabá, convidados de vários seguimentos para falarem sobre a Depressão. Na manhã desta terça-feira (03) quem participou como convidado foi o Senhor Alan Marcel de Barros, que é idealizador do Projeto “Tenho Depressão, e agora?”. Alan falou na Tribuna sobre a importância de abordar o assunto, levar a informação a quem precisa.

“Cada ano que passa as pessoas se preocupam mais com a saúde mental, isso é muito importante, há 20 anos, quando eu estava com 15 fui diagnosticado com depressão, busquei o tratamento. Tudo que passei neste período contei no meu livro, pois a ideia é que possamos falar sobre as doenças mentais, no dia a dia, isso é importante, mas sou grato pelo mês dedicado a causa, pois assim muitas pessoas se sentem mais à vontade para falar sobre o assunto. Falar de suicídio não incentiva suicídio, fale de forma fraterna. Acolha a pessoa, acolhimento, essa é a palavra certa. Estou muito feliz por participar desse momento, trazer uma palavra amiga, falar sobre este assunto aqui na Tribuna, agradeço o vereador Toninho de Souza pela oportunidade e o parabenizo por essa iniciativa maravilhosa”, pontua Alan.

Já estão definidos os próximos participantes que farão uso da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Cuiabá no mês “Setembro Amarelo”.  A Tribuna Livre é realizada durante as Sessões Plenárias que acontecem as terças e quintas-feiras, às 9h, com transmissão nas Redes Sociais da Câmara de Cuiabá.

03-09: Alan Marcel de Barros – idealizador do Projeto Tenho Depressão, e agora?

10-09: Roseli Batista Costa – Coordenadora Especial de Rede Assistencial de Saúde Mental de Cuiabá.

17-09: Eliane dos Santos Alves – psicóloga e idealizadora do Projeto Clínica Social.

24-09: Cel Alexander Maia e pastor da Igreja Batista Boas Novas – Programa Celebrando a Recuperação.

30-09: Audiência Pública para discutir a depressão e todos os transtornos a ela associados: causas, efeitos e formas de tratamento e prevenção na rede pública de Cuiabá.

Verônica Rakel | Assessoria Vereador Toninho de Souza