27/05/2009
Vereador quer programa de prevenção e controle da obesidade
Fablício Rodrigues
Projeto de Lei do vereador Washington Barbosa (PRB) cria o Programa Municipal de Prevenção e Controle da Obesidade em Crianças e Adolescentes. Pesquisa recente revela que só em Cuiabá mensalmente são diagnosticadas 130 crianças com problemas de saúde devido ao aumento de peso, conseqüência da má alimentação.

De acordo com a Sociedade de Pediatria a obesidade infantil já atinge cerca de 10% das crianças brasileiras e independente dos números já é considerada uma das piores aquisições da civilização. Entre as piores conseqüências a entidade cita aumento de casos de diabetes e problemas cardiovasculares, além do aumento dos níveis de colesterol e triglicérides.
O vereador chama a atenção das autoridades para a necessidade de campanhas educativas e políticas públicas que promovam orientações sobre mudança no cardápio para que estas crianças se tornem adultos saudáveis e ainda, tenham incentivos para práticas de esportes.

Das ações destinadas a prevenção da obesidade em crianças e adolescentes realizadas nos estabelecimentos de ensino pertencentes à rede pública municipal ou conveniados constarão, entre outras: estimulo e desenvolvimento de ações educativas destinadas às crianças e aos adolescentes sobre as causas e conseqüências da obesidade; realização de exame biométrico capaz de diagnosticar a presença de sobrepeso ponderal ou de indicativos da predisposição a obesidade e informação aos professores, servidores, alunos, pais e responsáveis sobre ações e os serviços prestados pela municipalidade por meio de entidades próprias e conveniadas.

“Desde muito cedo nossas crianças apresentam problemas de saúde devido ao aumento de peso, devido a alimentação, acarretando problemas cardíacos e muitas vezes levando até a morte, por causa de infartos antes sofridos por pessoas idosas e agora atingindo a faixa etária mais nova”, alerta Washington.

roseli cordeiro