Início
NOTÍCIAS
07/04/2009
Flauta Mágica encanta o público
Luiz Alves
A Orquestra de Flautas encantou o público presente na sessão solene de outorga de títulos e honrarias da Câmara Municipal de Cuiabá. O evento alusivo ao aniversário da cidade representa o reconhecimento do legislativo ao trabalho das pessoas que diariamente contribuem para o desenvolvimento de Cuiabá. Fundado pelo maestro Gilberto Mendes e a educadora musical Helen Luze o projeto Flauta Mágica já obteve o reconhecimento da Unesco , rompendo fronteiras com apresentações fora do Estado e na França e destaque em rede nacional de televisão.

Desde sua fundação, há oito anos, o maestro Gilberto Mendes já tirou mais de 200 crianças das ruas através do ensino da música, formando a única orquestra de flautas doce do mundo O projeto inspirado pelo maestro Gilberto Mendes teve inicio em 1998 em uma escola da rede municipal de ensino. “No período de seis meses de aulas teóricas e ensaios o grupo de 40 flautas doces passou a fazer apresentações públicas e a denominar-se Orquestra de Flautas e resultou na criação do Instituto Cultural Flauta Mágica.

A inclusão no Criança Esperança garantiu ao Flauta Mágica recursos da ordem de R$ 105 mil, o que vai permitir a ampliação do projeto fazendo com que de pouco mais de 500 atendidos em 2005 o Flauta possa chegar a 2 mil crianças e adolescentes este ano.

O projeto Flauta Mágica completa 10 anos, promovendo educação musical, resgatando auto-estima e levando cultura a crianças e adolescente da periferia de Cuiabá.

O maestro disse que o contato com obras do universo da música erudita auxilia a formar uma cultura geral nas crianças e também uma maior preocupação com o desempenho escolar. Em 2007 deixa registrado para toda sociedade a marca da força da ação social desenvolvido pelo Instituto com o lançamento do primeiro CD, gravado ao vivo.

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Deucimar Silva, considera o projeto um exemplo de cidadania , de responsabilidade social. “Projetos como este é que fazem a diferença na sociedade e tornam o mundo melhor”, afirmou.

Fonte: assessoria



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
26/11 - Vereador apresenta projeto que cria Programa de Prevenção a Endometriose na Rede Municipal de Educação
26/11 - Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher foi tema de Sessão Solene
26/11 - Câmara derruba vetos do Executivo a dois projetos de lei
26/11 - Vereadora defende fortalecimento das políticas públicas de proteção à mulher
25/11 - Patrolamento e limpeza de ruas e praças são temas de indicações
25/11 - Servidores da Câmara participam de curso de formação de brigadistas
25/11 - Vereador cobra melhorias no serviço terceirizado pela Águas Cuiabá
25/11 - Câmara assina convênio com Colégio Adventista e garante desconto para servidores
25/11 - Projeto garante instalação de aferidor de esgoto em residências de Cuiabá
24/11 - Vereador viaja em comitiva com prefeito e secretária para cobrar pautas da Saúde
24/11 - Vereador apresenta anteprojeto sobre regularização fundiária
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.