Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
16/02/2007
Crianças do Jardim Vitória cantam em Sessão Solene na Câmara
Secom Câmara/CBA
Crianças cantam em Sessão na Câmara
Entoando as canções "O Caderno e Minha Canção", de Toquinho e Chico Buarque, respectivamente, cerca de 60 crianças do projeto Dunga Rodrigues – Música para Todos, do Jardim Vitória, apresentaram-se na Sessão Solene de abertura do ano legislativo na Câmara Municipal de Vereadores.

A maestrina e especialista em musico-terapia, Eliane Castilho Lírio, explica que o projeto nasceu em 2001, a partir da parceria entre o presidente da Câmara, vereador Lutero Ponce (sem partido), e a Associação de Mulheres do Jardim Vitória.

Os instrumentos foram doados por entidades privadas e o salário dos três professores – Violão, Violino, e Canto e Flauta – são pagos por patrocinadores.

Os alunos, entre 7 e 17 anos de idade, passam por uma seleção antes de entrar no projeto. “Apesar de termos conseguido uma sede, ainda carecemos de estrutura. Não temos material para atender toda a demanda de crianças”, afirma Eliane.

Gleidson Geraldo Santos Silva tem 11 anos e há seis participa do grupo de músicos mirins. Como todo iniciante, ele aprendeu as primeiras notas estudando flauta. Posteriormente, o aluno escolhe o instrumento no qual deseja especializar-se. Hoje Gleidson é o principal solista do projeto. O colega Carlos Eduardo, de apenas seis anos, já conseguiu destacar-se entre os violonistas.

“Descobrimos inúmeros talentos”, diz a maestrina. O principal empecilho, segundo ela, é quando o aluno entra na adolescência. “Nesta idade eles têm que optar pelo trabalho, para ajudar os pais em casa, ou tentar conciliar os dois”, explica.

Mas, como não poderia deixar de ser, o orgulho em “democratizar o ensino da música”, lema do projeto, surge no rosto da professora ao citar os casos de ex-alunos que atualmente tocam profissionalmente ou cursam graduação em música na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). “É gostoso ver as crianças aprendendo as primeiras notas e, depois, fazendo sucesso nas casas noturnas. Não há nada mais gratificante”, vibra Eliana.

Assessoria: Secom Câmara.Cba/Andreia Haddad



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
24/04 - Vereadora Maysa convida oftalmologista para abordar conscientização da cegueira
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.