12/05/2017
Com arte, Câmara homenageia as mães
Ednei Rosa - Secom/CMC
Com música e poesia a Coordenadoria de Cultura da Câmara Municipal festejou o Dia das Mães em evento realizado no Auditório Ana Maria do Couto, contando com a presença do acadêmico Moises Martins e sua esposa Maria Capistrano Martins que declamou o poema Coração de Mãe, de autoria do esposo.

Moisés desfilou sua arte na gaita harmônica executando sucessos como o clássico O Lago dos Cisnes, do balé homônimo de Tchaikovski. Acompanhado por Rafael Martini, ao violão, apresentou também sucessos do cancioneiro nacional como Marina, de Dorival Caimmy, Quando te vi, música de grande sucesso do repertório do mineiro Beto Guedes – uma versão dos Beatles.

Além de poeta, Moisés é considerado por muitos o maior compositor vivo da tradicional música mato-grossense. Ele é autor, com Pescuma, de Pixé que cantou no evento acompanhado pelo público. Em outro rasqueado mostrou todo seu senso de humor com o refrão: “quem bejô, bejô, quem não bejô não beja mais”, música que conta o “causo” de um certo glutão que morreu “supitado de tanto comer cabeça de boi lá na Guarita”.

Em momento de grande emoção homenageou as mães com uma poesia que fala da casa cuiabana e sua marcante característica da receptividade. Onde destaca o “barrado vermeio”, as “portas abertas”, as flores e a “espada de São Jorge Guerreiro para proteger”, quem mora e quem chega. Tudo devidamente caracterizado pelo sotaque do autêntico linguajar cuiabano, que carrega sonoridade marcante da mistura indígena, herança das gentes Coxiponé e Bororo, primeiros habitantes da região onde se formou Cuiabá.

O encerramento foi com a violinista Iasmim Medeiros que executou as músicas "como é grande o meu amor por você", de Roberto Carlos "Carinhoso", do imortal Pixinguinha e "Mãezinha do Céu", canção que todo brasileiro canta ao se lembrar da mãe.

SECOM – CÂMARA DE CUIABÁ
Etevaldo d´Almeida