02/03/2017
Câmara discute Cuiabá no Grande Expediente
Ednei - Secom/CMC
Durante a Sessão Ordinária desta quinta-feira ( 02/03), ao usar a tribuna, no Grande Expediente, o Vereador do PSDB, Renivaldo Nascimento, denunciou a falta de banheiros químicos nas feiras livres que funcionam nos bairros de Cuiabá. O parlamentar classificou a situação como vergonhosa. Em aparte à sua fala, o Vereador do PSB, Misael Galvão, apoiou Renivaldo e lembrou que as feiras geram milhares de empregos, dando sustento a inúmeras famílias cuiabanas. Juca do Guaraná, Vereador pelo PT do B, acrescentou que o Prefeito Emanuel Pinheiro, do PMDB, já está tomando providências para corrigir o problema e garantir maior conforto a feirantes e seus clientes.

Na Sessão o Vereador do PV, Abílio Júnior, levantou a suspeita de que as empresas de transporte coletivo juntamente com a Secretaria de Mobilidade Urbana estejam manipulando informação sobre o tempo de uso dos ônibus em circulação na cidade e desta forma enganando o público usuário.

Ele afirmou na tribuna que a numeração não está identificando corretamente os carros.  Segundo ele a numeração em questão oculta o ano de fabricação do veículo e, assim, as empresas colocam em circulação ônibus antigos como se fossem novos.

O parlamentar destacou ainda que é possível que em Cuiabá estejam circulando ônibus reformados, remanejados de frotas de outras cidades, mas constando como veículos novos em nossa Capital, com o agravante de não oferecerem ar condicionado, o que gera desconforto à população em uma cidade caracteristicamente quente como Cuiabá.

Em continuidade ao Grande Expediente, o Vereador pelo PSD, Toninho de Souza, anunciou que conseguiu, com a participação da SETAS e servidores a realização do Mutirão da Cidadania, na Cohab São Gonçalo, no próximo sábado, no horário das 7h ao meio dia. O vereador informou que serão ofertados à população da região sul vários serviços essenciais, desde corte de cabelo, cursos de artesanato, consultas médicas, dentre outros.

Já o Vereador pelo PSDC, Elizeu Nascimento, discorreu sobre um projeto de lei que busca levar palestras e outras ações para combater o tráfico e também o consumo de drogas nas escolas. Como policial, o Vereador Elizeu afirmou que durante o desempenho de rondas pela cidade pode presenciar crianças de 10 ou 11 anos tendo acesso a drogas ilícitas. Ele destacou que isso é uma porta de entrada ao mundo do crime, e que as autoridades não podem fechar os olhos para essa situação, que é corriqueira nas imediações das escolas, desencaminhando crianças e jovens.

O Vereador do PV, Marcos Veloso, foi à tribuna e destacou a tranquilidade durante o carnaval, pois entre 24 e 28 de fevereiro não foi registrado nenhum homicídio pela primeira vez na história da cidade. Segundo o parlamentar isto não apenas o resultado do sistema estadual de segurança pública, mas também da estrutura que a Prefeitura disponibilizou para a cidade. Ele exemplificou que na segunda-feira (27/02) participou de ação da Secretaria de Serviços Urbanos que instalou lâmpadas, melhorando a iluminação das ruas, o que possibilita à população maior sensação de segurança. Por fim, encerrou argumentando que a violência não será vencida sem a mudança do comportamento das pessoas. “É preciso mudar o ser humano. Paz e bem”, despediu-se.

O Vereador pelo PP, Luís Cláudio, instigou a Câmara a mudar de atitude, deixando de ser apenas o órgão fiscalizador ou coadjuvante para ser protagonista. E para começar Luís Cláudio disse que a Câmara deveria ela própria promover eventos como o Mutirão de Cidadania, levando benefícios diretamente ao povo. Em aparte, o Vereador Misael, exemplificou o trabalho que a Justiça Comunitária realiza no shopping popular, resolvendo vários casos de forma desburocratizada, beneficiando parcela da população necessitada.

Dr. Xavier, Vereador pelo PTC, mostrou-se revoltado com situações que classificou como  inimagináveis dada a estrutura da saúde em Cuiabá. Ele destacou que uma forma de superar a burocracia é a criação de verbas de suprimento para que os administradores dos postos de saúde possam resolver de forma imediata a reparos urgentes, até pequenos, mas que precisam de resposta rápida para não se tornarem problemas crônicos. O vereador disse já ter observado lâmpadas que está há três anos queimadas,  banheiros entupidos há vários anos, trazendo desconforto para servidores e usuários.

Na sequência Dr. Xavier sugeriu a transformação da Escola Machado Neves em creche. O prédio da escola está ocioso. É um espaço que pode abrigar de 250 a 300 crianças e é um passo para amenizar um dos gargalos da administração pública em Cuiabá. Prevendo dificuldades para fazer a transposição, convocou todos os parlamentares para criarem um frente em prol dessa solução.

Encerrando os trabalhos do Grande Expediente o Vereador do PV, Felipe Wellaton, solicitou aos demais parlamentares e população em geral, que lutemos pela arborização de Cuiabá, que, segundo ele, vem perdendo a característica que lhe dá o nome de Cidade Verde. O vereador observou que a cidade é para as pessoas e que a arborização traz maior qualidade de vida, além de embelezar ruas e praças.

Secretaria de Comunicação da Câmara de Cuiabá
Etevaldo d Almeida