23/02/2017
Vereador Abílio pretende debater sobre contribuição do Carnaval à cultura cuiabana
Ednei Rosa - Secom/CMC
Vereador Abílio Junior
Propor um amplo debate acerca da destinação de recurso público, bem como os benefícios e danos promovidos no período de Carnaval. Essa foi à proposta do vereador Abílio Junior (PSC), aprovada, durante sessão parlamentar da Câmara de Vereadores de Cuiabá, na última terça-feira (21.02).

O vereador defende que toda verba pública deve ser aplicada em benefício do coletivo, dessa forma, entende que os recursos públicos destinados à organização e realização do Carnaval sejam extintos.

Abílio Junior citou como exemplo, o repasse de verbas na ordem aproximada de R$ 800 mil, provenientes de emendas parlamentares, para o Carnaval 2017.

“Escolher o Carnaval, não é escolher uma melhor qualidade de vida. Vejo isso como um erro”, afirmou Abílio Junior, sobre a destinação das emendas. Segundo o vereador, esse montante poderia ser aplicado em outros setores públicos, como a saúde e educação.

Conforme dados divulgados pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), que somam estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá (HPSC), em 2016, foram registrados 3.965 acidentes na Capital, que resultaram em 48 mortes e 1.651 atendimentos de urgência e emergência no HPSC.

Somente no período de Carnaval, de acordo com dados da Polícia Militar de Mato Grosso, foram 121 ocorrências policiais, que resultaram em 16 mortes em todo Estado. De acordo com o superintendente de Planejamento Operacional e Estatística da PM, tenente-coronel Wankley Correa Rodrigues, há um aumento significativo de acionamento policial, principalmente para atender casos de vias de fato, uso e tráfico de drogas, embriaguez ao volante, desacato e desobediência, ato obsceno e corrupção de menores, durante esse período de folia.

Nas rodovias da baixada cuiabana (que interligam Cuiabá à Chapada dos Guimarães, Barão de Melgaço, Santo Antônio, Acorizal e Distrito de Guia), a PM registrou 12 acidentes, além de 18 ocorrências de embriaguez ao volante e a condução de 30 pessoas até a delegacia por crime ou infração de trânsito.

“Até que ponto é positivo ou negativo para a população ter um Carnaval bancado com dinheiro público, enquanto a população carece de leitos hospitalares, de creches para atender crianças de zero a cinco anos, de um transporte público de qualidade, de ruas asfaltadas, e tantos outros problemas enfrentados pela população? Penso que o dinheiro público deve ser empregado nesses setores, que atendem a todo cidadão, que no Carnaval que prioriza uma parcela da sociedade”, defendeu Abílio Junior.

Dana Campos
Assessora de Imprensa – Vereador Abílio Junior