Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
22/08/2015
Toninho de Souza participa de reunião na Comunidade do Coxipó do Ouro
Assessoria de gabinete
Vereador Toninho de Souza em reunião no Coxipó do Ouro

O vereador Toninho de Souza (PSD) participou nessa quinta-feira (20) de uma reunião agendada pelos moradores da região, para discutir o Projeto “Cuiabá Redescobrindo Coxipó do Ouro” e também o patrolamento das estradas que dão acesso às localidades do Distrito. O parlamentar levou à comunidade informações sobre as ações que estão sendo executadas para resolver a situação das estradas. O parlamentar lembrou que  para que o Projeto seja bem executado é preciso que a população tenha acesso à comunidade do Coxipó do Ouro e suas adjacências.

“O Coxipó do Ouro faz parte da minha vida, eu conheço aqui e frequento desde a minha infância, e a minha vinda desta vez é para trazer informações sobre as ações que serão executadas pela prefeitura aqui na região. Eu procurei o Secretário de Obras Marcelo Padeiro, e passei a demanda da comunidade que reivindicava melhorias das estradas, e ele imediatamente colocou máquinas para realizar um trabalho paliativo aqui. O Secretário me informou ainda que já foi realizado uma licitação e já existe uma empresa vencedora  chamada HL, isso por que a Prefeitura passa a partir desse ano  a receber recursos do Fundo de Transporte e Habitação- Fethab e o Coxipó do Ouro e região terá uma empreiteira com seus maquinários, disponíveis para cuidar somente das estradas desta região”, explicou. 

Toninho de Souza informou ainda quando a empreiteira deve começar os trabalhos na região. “No máximo até o dia 10 de setembro a empreiteira já estará aqui, até lá o paliativo continua. A empreiteira  ficará oito meses trabalhando aqui na região, com patrol, três caminhões, carregadeira, rolo compressor, caminhão pipa e outros maquinários. Essa patrulha vai ficar aqui a disposição do sub-prefeito, os serviços vão ser realizados em uma extensão de 150 quilômetros que compreende o Coxipó do Ouro, Ponte de Ferro,São Jerônimo, Comunidade dos Médico e demais adjacências. Se esse período não for suficiente  a Prefeitura pode fazer um aditivo e prorrogar o contrato, é uma vitória para a região, que busca as melhorias para a estrada”, finalizou o parlamentar.

O presidente da Associação de Moradores do Coxipó do Ouro e do Arraial do Freitas Antônio Vergílio, falou sobre a necessidade destas melhorias para expandir o turismo na localidade. ”O Coxipó do Ouro por estar próximo da Capital e por ter rios que oferecem lazer aos Cuiabanos, a demanda de pessoas é muito grande, e sem estrutura essa demanda tem trazido transtornos, pois a Comunidade não tem estrutura suficiente para receber esses turistas. Por isso precisamos desta estrutura para fomentar o turismo e o comércio na localidade. Aqui acontece às principais Festas de Santos, precisamos de estrutura para que estas Festas possam ser tombadas como Patrimônio Histórico, e assim possamos receber  recursos, e com melhorias as Festas realizadas no Coxipó do Ouro ficarão conhecidas”, explica. 

O pesquisador da Cultura Mato-Grossense, produtor Cultural e idealizador do Projeto “Cuiabá redescobrindo Coxipó do Ouro”, Valdemir Taques, explicou a importância da realização desse Projeto para a Comunidade e para a Cultura do Estado. “Nós queremos revitalizar todo o Coxipó do Ouro, que é o berço único de Cuiabá, berço mãe da Cultura Mato-Grossense, todos temos obrigação de olhar para esta região, estamos começando a florescer esse Projeto. Cuiabá precisa lançar o olhar para este local, temos várias entidades trabalhando juntos, principalmente as culturais, precisamos dar o ponta pé,temos que valorizar a nossa cultura. O Projeto tem várias etapas, é de longo e médio prazo, está surgindo da própria comunidade, precisamos saber a necessidade de da região, nós temos que resgatar o local e precisamos ouvir a demanda de quem está aqui e o que ela quer para o Coxipó do Ouro, e temos que redescobrir essa região maravilhosa”.

A especialista em Elaboração de Projetos e formatadora do Projeto “Redescobrindo Coxipó do Ouro”, falou sobre algumas das ideias que estão tendi prioridades dentro do projeto. “Temos que aproveitar o que a Comunidade oferece, o potencial daqui é muito grande, temos pessoas aqui que estão prontas para mostrar a cultura da região, vamos procurar as potencialidades locais da Comunidade para se desenvolver, vamos trabalhar as sugestões com tranqüilidade. O trabalho vai ser desenvolvido em cima do Turismo, temos que dar um destino aos produtos que serão oferecidos pela comunidade, e temos que aproveitar o Turismo, vamos trabalhar  e pensar junto com a comunidade para que esse projeto seja vencedor , tudo isso por meio da educação ambiental um dos pontos principais deste Projeto”, explica.

Verônica Rakel - Assessoria de Gabinete



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
24/04 - Vereadora Maysa convida oftalmologista para abordar conscientização da cegueira
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.