25/09/2013
Walter Arruda quer instituir cursos de capacitação na Câmara Municipal
Otmar de Oliveira

O vereador Walter Arruda, PSDC, elaborou proposta parlamentar no sentido de viabilizar parcerias institucionais para ofertar cursos de capacitação profissional a empregados domésticos, projeto que pretende apresentar nos próximos dias, durante sessão plenária no Legislativo. Ele disse que tem sido questionado constantemente sobre esse assunto desde sua posse no cargo, há dois meses.  "As pessoas querem trabalhar, precisam trabalhar. Infelizmente, a maioria não dispõe de conhecimento compatível às exigências de determinada vaga, por vezes algo até simples, porém essencial. Assim, vamos instituir parcerias junto ao Sebrae, Senai e outras instituições, para prepará-las adequadamente".

Cada curso terá acompanhamento de  técnico especializado, explicou Arruda. A princípio, devem sediados numa sala do piso inferior da Câmara Municipal, em horários sincronizados. O lugar foi visitado ontem à tarde pelo vereador, que aprovou o espaço. "Temos uma ampla sala de aulas pronta, à disposição da sociedade. É importante que seja  bem aproveitada".

Ele salientou que o presidente da Casa de Leis, vereador João Emanuel, PSD, é franco entusiasta por qualquer iniciativa do gênero. "Emanuel costuma dizer que o conhecimento é o instrumento mais precioso que o ser humano pode receber para usar a seu favor e em prol dos semelhantes. Concordo plenamente. Cada passo empreendido no aprendizado da vida, seja no perfil técnico ou simplesmente prático, o homem avança significativamente para melhor. Os cursos que almejamos sediar no prédio da Câmara contribuirão com isso".

Esta capacitação inclui as áreas de gastronomia, cuidador(a) de idosos, diaristas, lavadeira, passadeira, entre outros.  Walter Arruda quer pressa para transformar seu projeto em algo concreto. "Com a proximidade do maior certame mundial, os jogos da Copa, também Cuiabá, a exemplo de outras cidades sedes deste certame, precisa estar preparada em todos os aspectos, não somente na parte estrutural - viadutos, Arena, trincheiras, VLT. É vital que essa massa de interessados em trabalhar, procedente da camada social mais humilde, tenha qualificações para exercer funções básicas no segmento de hotelaria, ou mesmo de diaristas em residências. Significa emprego seguro e acréscimo no orçamento familiar".

Na ótica do parlamentar, o grande legado da Copa também se insere aí. "Transcorrido o Mundial de Futebol, teremos obras a perder de vista em Cuiabá, no município inteiro. Inclusive, na Baixada Cuiabana. Algo ótimo, lógico. No entanto, a meu ver, é preciso que também os moradores de Cuiabá estejam preparados para o pós-Copa, a fim de assegurar melhoria na sua qualidade de vida com base nos ensinamentos práticos recebidos antecipadamente. A capacitação profissional com os cursos que queremos viabilizar na Câmara é um dos caminhos seguros disto, da função mais humilde à graduada".

João Carlos Queiroz Secom/Cuiabá