28/05/2013
Oséas participa de reunião com produtores em Acorizal
Otmar de Oliveira
No último domingo (27-05), às 10 horas, o vereador Oséas Machado, PSC, representou o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, João Emanuel, PSD, numa reunião realizada na zona rural de Acorizal, com a participação maciça de trabalhadores do campo da região.  Também participaram desse ciclo de debates, voltado às principais dificuldades que a categoria tem enfrentado no âmbito da agricultura familiar, parlamentares da Casa de Leis de Acorizal, vice-prefeito do município, Evaldo Craveiro Teixeira, PSB, técnicos da Empaer e representantes da sociedade civil organizada, em geral. Na oportunidade, foi eleita a nova diretoria da Associação dos Produtores Rurais de Acorizal.

Conforme Oséas Machado, "foi uma reunião produtiva em todos os aspectos. Mesmo porque possibilitou conhecermos parte das demandas vivenciadas em Acorizal, fruto de luta intensiva dos vereadores daquele município".  Discutiu-se ainda vários projetos previstos para serem implementados no segmento da agricultura familiar, a exemplo do empréstimo de R$ 2,5 para cada produtor, "recurso primodial na viabilização de algumas frentes de trabalho", pontuou.

Uma das propostas mais enfocadas no encontro de produtores rurais foi a implantação de tanques de piscicultura nas pequenas propriedades do município, tema que os produtores rurais de Acorizal deseja conhecer com maiores detalhes. Para tanto, contam com o apoio do Parlamento local, agora em sintonia de trabalho com a Casa de Leis da capital mato-grossense, garantiu Oséas.

"Nós nos disponibilizamos a auxiliar a Câmara de Acorizal a buscar parcerias que viabilizem tal projeto. É importante que os produtores rurais estejam amparados numa produção familiar que lhes dê renda, uma subsistência digna e melhor qualidade de vida para si e familiares".

Por ser uma região alta, observa o vereador, os produtores poderiam trabalhar com frangos, avicultura, "mas iriam ter problemas quanto ao fornecimento de ração para alimentar as aves". O custo do transporte da ração já inviabiliza qualquer projeto do gênero. "A piscicultura se apresenta até como uma boa alternativa, ainda que alguns lugares da zona rural de Acorizal exijam a abertura de poços artesianos, ou mesmo o represamento de águas pluviais para a manutenção dessa atividade".

Oséas tem convicção de que essa troca de experiências entre os órgãos legisladores irá beneficiar a agricultura familiar de Acorizal e, também, de Cuiabá. "Eles (Acorizal) têm muito que nos ensinar. E os agricultores cuiabanos também já adquiriram experiências importantes no desenvolvimento de projetos inéditos no município de Acorizal, e que agora detêm interesse mútuo. Com os Parlamentos unidos, forças políticas unificadas, os bons resultados eclodirão no segmento da agricultura familiar de ambos os municípios, e de outros da Baixada Cuiabana".

Os agricultores familiares de Acorizal, tônica conclusiva do encontro, carecem de apoio técnico e de recursos para tocar projetos de abastecimento ao setor urbano, principalmente no tocante aos hortifrutigranjeiros. "Ouvimos reclames de quem vive no campo, na ponta do eixo produtivo familiar de Acorizal. A reunião oportunizou expor às claras a delicada situação que muitos vivem. Isso porque a produção local ainda é tocada em bases de improviso, sem qualquer assistência direta, permanente. A sensação de desamparo estabeleceu-se na maioria de quem labuta no campo. De há muito o Poder Público está ausente, foi a afirmação unânime da classe de produtores".

Ao final da reunião, que terminou às 13 horas, ficou acertado entre o vereador Oséas (Cuiabá) e Beduíno (Acorizal) que o Legislativo de Acorizal visitará o de Cuiabá, e vice versa. "Participaremos de uma sessão ordinária com eles. Por sua vez, manter essa proximidade irá beneficiar o andamento de projetos fundamentais para o desenvolvimento dos municípios adjacentes a Cuiabá. Consolidar melhorias é nosso objetivo conjunto", afirmou Oséas.

João Carlos Queiroz Secom/Câmara