09/08/2010
Secretário expõe dados da Saúde e reclama da falta de atenção do Estado‏
Os indicadores da atenção básica, atenção secundária, epidemiológicos e financeiros da Secretaria Municipal de Saúde referentes aos meses de janeiro a junho deste ano foram discutidos em audiência pública realizada nesta segunda-feira (09), na Câmara Municipal Cuiabá.
Maurélio Ribeiro, secretário municipal de Saúde, apresentou os dados da pasta nos últimos meses onde foram constatadas algumas melhorias, porém ele atentou quanto a falta atenção do governo do Estado, que não tem cumprido o repasse conforme o exigido na legislação. No mês de abril, por exemplo, o Ministério Público repassou para saúde de Cuiabá R$ 13 milhões, o governo do Estado R$ 471 mil e a prefeitura municipal R$ 8 milhões.
Segundo o secretário ainda há uma necessidade de maiores investimento na saúde de Cuiabá. “A urgência e a emergência do Hospital Pronto Socorro é muito grande e registra crescimento ano após ano.” O secretário disse ainda que a prefeitura quer investir ‘pesado’ no servidor público após a reestruturação que está sendo feita na secretaria.

Na tentativa de diminuir a problemática, o presidente da Câmara de Cuiabá, Deucimar Silva (PP), disse que vai trabalhar junto a Lei Orçamentária Anual (LOA) algumas formas de colaborar ainda mais com a saúde. “É muito importante para os representantes, quanto para a sociedade conhecer o que acontece na secretaria de saúde, essa é uma forma de melhorar o sistema”.
Adrielle Piovezan