14/12/2023
Vereador homenageia bombeiro que salvou criança de engasgamento
Donatto Aquino/Secom

O vereador Eduardo Magalhães (Republicanos) entregou ao tenente-coronel Marco Aurélio Aires do Corpo de Bombeiros, o Título de Ordem ao Mérito Legislativo.

A homenagem é pela ação do oficial em novembro, no qual com a manobra de Heimlich, técnica utilizada em casos de emergência por engasgo, conseguiu salvar Maria Alice de 1 ano e 5 meses.

A pequena que engasgou com leite foi levada pela avó até o Batalhão de Emergências Ambientais Corpo de Bombeiros, em Cuiabá, e então foi salva.

Na ocasião, a homenagem foi entregue pelo pai da Maria Alice, o auxiliar administrativo Lucas Henrique.

“Foi muito importante ter por perto o Corpo de Bombeiros, e o Coronel Aires nos socorrer. Minha mãe teve essa iniciativa, e hoje estou com a minha filha no colo. Infelizmente perdi recentemente um filho de 3 anos, que se afogou na piscina”, diz Lucas.

A avó Lúcia Alves, e o irmão de 11 anos Pedro Henrique também participaram da entrega.

“Agradeço ao vereador Eduardo e toda a equipe pela homenagem. Fui instrumento de Deus, e tive tranquilidade para fazer a manobra Heimlich, e as vias respiratórias da criança foram desobstruídas”, afirma Coronel Aires.

O oficial ressalta a importância das técnicas de primeiros socorros serem ensinadas nas escolas públicas. “A multiplicação desse conhecimento é importante para evitar acidentes, não só em crianças, mas em adultos também. Dentro dos colégios militares, as técnicas tem sido tratadas com frequência, visando levar esse conhecimento para a residência dos alunos”.

O vereador Eduardo pontua que Aires foi um verdadeiro herói, e salvou a vida da criança.

“Homenagear pessoas que se dedicam a salvar vidas, é gratificante”.

26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)