14/12/2023
Edna defende recomposição salarial de servidores do município
Donatto Aquino
A vereadora Edna Sampaio (PT) defendeu, durante sessão ordinária desta quinta-feira (14), que é urgente a profissionalização do serviço público e a valorização das carreiras dos servidores do Executivo.

Trabalhadores reunidos pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cuiabá (SISPUMC) estiveram na Câmara nesta quinta-feira, reivindicando que os vereadores garantam, por meio de emendas, recursos na Lei Orçamentária Anual  (LOA) do próximo ano para o pagamento da recomposição salarial dos servidores da Saúde e da Assistência Social.

A vereadora criticou a celeridade com que são votadas matérias importantes como as carreiras dos servidores e afirmou que a forma fragmentada com que este tema é tratado impede o desenvolvimento das carreiras públicas e, com isso, impacta nas políticas públicas.

“A administração pública precisa ser profissionalizada para garantir, de fato, políticas públicas na ponta para o trabalhador que espera de nós, servidores públicos, a qualidade nos serviços e, para isso, é preciso carreira, é preciso salário, e pode contar com minha luta e empenho”, disse ela.

“Matérias importantíssimas, como as carreiras dos servidores públicos, que devem ser analisadas em seu conjunto, e não como fragmento, pois senão não se consegue bancar o desenvolvimento dessas carreiras, acontecem num tempo tão exíguo que não conseguimos discutir”, afirmou.

Ela citou também como exemplo a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA), a qual os parlamentares terão poucos dias para apreciar, diante do atraso no envio da matéria à Câmara.

“Se a população não cobrar da Câmara que ela produza resultados que, realmente, interessem à população cuiabana, vamos ter muitas falhas e é por isso que é importante a presença dos servidores aqui”, disse.

Segundo o servidor do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), André Luis Martins, a luta é para sensibilizar os parlamentares sobre a importância da recomposição da tabela salarial da área finalística da assistência social e da saúde, pois o reajuste concedido em 2019 à categoria só atingiu os servidores da área-meio.

Neusa Baptista – Assessoria

26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)