05/12/2023
Psicóloga fala sobre a importância da família na sociedade atual na Câmara de Cuiabá
Donatto Aquino/Secom

A psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Fasipe, Josi Guedes Vieira, usou a tribuna da Câmara de Cuiabá na sessão plenária desta terça-feira (05.12) para falar sobre a importância da família na sociedade atual, em alusão ao Dia da Família no Brasil, que será comemorado no dia 8 de dezembro. Josi participou da sessão a convite do vereador Mário Nadaf (PV).

Ela destacou que a família é um dos pilares mais importantes da vida pessoal e que, como psicóloga, tem a oportunidade de observar a complexidade humana e especialmente as familiares.

“O amor genuíno é a base de construção das famílias, que acolhem, respeitam e educam para a vida. A família vai além da família tradicional, e há diversidade de estrutura familiar, como LGBT, adotivas, monofamiliar, entre outras. O amor, a socialização e a possibilidade de verificar o desenvolvimento dos seus membros são a base da família”.

A psicóloga ressaltou ainda que o racismo estrutural, a misoginia, a homofobia impactam na constituição dos sujeitos, afetam e impedem que eles se tornem saudáveis para uma sociedade inclusiva e democrática.

Josi citou alguns pensadores que abordaram a questão da família e recomendou um filme para falar com as crianças sobre como lidar com as emoções, chamado Divertidamente, pois ele aponta as emoções e quais delas estão conduzindo o sujeito no dia a dia.

O vereador Mário Nadaf elogiou as palavras da psicóloga e disse que o seu objetivo é sempre buscar trazer o melhor da educação, dos movimentos culturais e da cidadania para a Câmara de Cuiabá. Ele agradeceu a participação da psicóloga.

“Usando as expressões da doutora como alicerce, esteio, âncora, pedra angular, isso representa a família, onde a pessoa, o indivíduo se preparam para a guerra da vida, onde ele tem a proteção. Temos que ampliar a concepção familiar e transcender a família cristã burguesa, porque a família transcende os vínculos de sangue”.

SECOM - Câmara Municipal de Cuiabá

26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)