31/08/2023
Maysa Leão homenageia mais de 100 psicólogos com Moção de Aplausos
Secom

A vereadora Maysa Leão (Republicanos) realizou sessão solene em homenagem ao Dia do Psicólogo na noite de quarta-feira (30), no plenário das deliberações da Câmara de Cuiabá. Foram entregues Moção de Aplausos para mais de 100 profissionais da área.

A parlamentar presidiu a sessão e ao lado dela na mesa de honra foram convidados a neuropsicóloga Taísa Moschini o presidente da Associação de Psicólogos de Mato Grosso, Otávio Caldas e as psicólogas Kauana Gonçalves, Vera Lúcia Capilé, Vera Diana de Souza Ribeiro e Talita Moraes.

Maysa disse que fez questão de escolher na mesa de honra psicólogos das mais diferentes áreas para representar os demais homenageados. Além disso, destacou que todas as Moções de Aplausos foram a profissionais com história de vida fantástica e que foram referendados pelos colegas de profissão.

“A psicologia é uma ciência que as pessoas pouco compreendem, de como vocês profissionais transformam as vidas. A gente conhece mais pela dor, quando surge algum problema. Eu faço terapia há 20 anos e não pretendo parar porque acredito que a minha evolução pessoal vem acontecendo graças a isso. Neste momento de pós-pandemia a gente tem falado mais de saúde mental, porque antes psicólogo era coisa de doido, envolto de muito preconceito, ele ainda existe e temos que lutar contra, especialmente, em casos de deficiência de cognição e neurodesenvolvimento. Hoje é o dia de honrar vocês”, discursou a vereadora.

Ela apontou ainda que a Psicologia é comprometida com as lutas e as transformações sociais do país, guiada pelo compromisso de um fazer científico, ético e político, estes profissionais estão presentes em clínicas, nas políticas públicas da saúde, da assistência social, na educação, no sistema de justiça, na segurança pública, no trânsito, nos esportes, nas organizações, nas relações de trabalho e em todos os contextos em que o cuidado à saúde mental é um chamado.

Otávio Caldas, presidente da Associação dos Psicólogos de Mato Grosso, agradeceu a homenagem e classificou como louvável a iniciativa da vereadora em reconhecer a importância dos cuidados com a saúde mental e apresentar a profissão com a relevância que ela tem.

“Vocês (psicólogos) são de suma importância para a sociedade. É um privilégio estar aqui junto com profissionais que tem dedicação inabalável pela psicologia. São os psicólogos que atuam na saúde mental e emocional da sociedade. Nós, da Associação de Psicologia de Mato Grosso, pedimos que o Poder Público reconheça ainda o valor dos psicólogos no Estado e pedimos apoio para expandir acesso a saúde mental e todo indivíduo tenha direito de acessar tratamento quando for preciso, além da implementação das 30 horas semanais de trabalho na rede de saúde de Cuiabá”, disse Otávio Caldas, que complementou que a mudança da jornada de trabalho será um grande avanço para a profissão.

Ele agradeceu ainda ao papel da Câmara de Cuiabá que sempre foi parceria dos psicólogos da capital.

26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)