08/05/2007
Práticas integrativas devem ser implantadas no SUS
Práticas integrativas e complementativas devem ser implantadas no Sistema Único de Saúde (SUS), em Cuiabá, caso o Poder Executivo Municipal acate as solicitações da vereadora Enelinda Scala (PT), feita a partir de indicações durante a sessão ordinária desta terça-feira (8), na Câmara Municipal de Cuiabá. A medida visa tratamentos realizados a partir de acupuntura, homeopatia, fitoterapia e termoterapia social (crenoterapia).

Segundo a vereadora, o próprio Ministério da Saúde define tais práticas como a acupuntura, como uma tecnologia de intervenção em saúde, inserida na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), além de outras questões complexas que podem ser resumidas a partir das práticas terapêuticas, associadas à outras convencionais, ampliando a possibilidade de cura em diversas doenças.

Além da indicação da vereadora Enelinda, os parlamentares Chico 2000 (PR); Deucimar Silva (DEM); Edivá Alves (PSDB); Dilemário Alencar (PSB); Eronides Nona (PSDB); Francisco Vuolo (PR); e Domingos Sávio (PMDB), apresentaram indicações durante a sessão, solicitando a realização de obras e reparos na infra-estrutura dos bairros da capital.

Entre os bairros a serem beneficiados com indicações desta terça, estão: Barbado, CPA III, Jardim Florianópolis, Aroeira, Lixeira, Bela Vista, Morada do Ouro II, Novo Paraíso II, Residencial Jardins e Despraiado.

As solicitações realizadas pelos parlamentares, que visam beneficiar as comunidades dessas localidades são: serviços de iluminação pública e troca de lâmpadas, construção de mini-estádios, pavimentação asfáltica, operação tapa-buracos, limpeza de bocas de lobos e reposição de tampas das mesmas.

Ainda durante a sessão os parlamentares realizaram pedidos para uso do espaço Tribuna Livre nas próximas sessões.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Gleid Moreira