03/06/2020
Riva não nega participação de Emanuel Pinheiro em esquema de ‘mensalinho’
Francinei Marans - Câmara Municipal de Cuiabá

O ex-presidente da Assembleia Legislativa, o ex-deputado José Riva, não negou que o prefeito Emanuel Pinheiro tenha participado do esquema de “mensalinho” na época em que era deputado estadual.  O esquema teria sido realizado na Assembleia Legislativa e vários deputados teriam recebido propina do Governo do Estado, ao longo de 20 anos em que Riva esteve como parlamentar.

Durante o depoimento que prestou à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga Emanuel Pinheiro, nesta quarta-feira (03.06), o ex-deputado Riva optou por se manter em silêncio e não responder as indagações da CPI, sob a alegação de que fazê-lo iria prejudicar o acordo de delação premiada que firmou junto ao Ministério Público do Estado (MPE).

“Não tenho outra opção senão me manter em silêncio. Gostaria de colaborar, pois são assuntos que já falei. Mas é unânime minha decisão de que minha fala neste momento não pode ser outra senão o silêncio, em função do acordo firmado. Se eventualmente surgir nova data, me coloco à disposição para em outro momento esclarecer esse assunto”, disse Riva.

Ainda segundo o ex-deputado, falar apenas a situação de Emanuel Pinheiro poderia conduzir a outros assuntos e prejudicar seu acordo de delação.  “Quando você abre o precedente para falar um assunto, você acaba falando e pode vir a atrapalhar. O grande medo que, quando firmamos a colaboração, é atrapalhar o trabalho da Justiça”, disse.

“O  poder ele, às vezes, acontece o que aconteceu comigo, mas eu de fato me arrependi de todas as coisas que fiz, procurei me redimir. Falei apenas a verdade, ninguém vai carregar um peso maior do que deve. Terei prazer em colaborar”, reforçou Riva.

Para o presidente da CPI, vereador Marcelo Bussiki (DEM), apesar de Riva não ter respondido as perguntas feitas pela CPI, ele não negou que houve a participação de Emanuel Pinheiro nos esquemas de corrupção – o que poderia ser feito, se fosse verdade, sem que houvesse prejuízo para a delação firmada.

“O deputado quis usar o seu direito de ficar calado, que é constitucional, qualquer depoente poderia estar se utilizando e ele, como colaborador, usou a delação premiada de justificativa. Mas o  silêncio acabou falando algumas coisas. Se não tivesse fatos relacionados a Emanuel Pinheiro, ele falaria ali, pois isso não iria comprometer sua delação. Se ele se calou, é porque tem coisa envolvendo  Emanuel e isso ficou claro. Seu silencio disse tudo”, afirmou.

Em razão de Riva ter  justificado seu silêncio em eventual prejuízo a seu acordo de delação, mas ter se colocado diversas vezes à disposição da CPI, a comissão vai encaminhar ao Judiciário o pedido para que seja feito o compartilhamento da delação de Riva com a comissão, bem como solicitar que o ex-deputado seja autorizado a depor, sem prejuízo de seu acordo firmado.

“Vamos encaminhar o pedido para o compartilhamento de sua delação, apenas ao trecho que eventualmente envolva Emanuel Pinheiro. Também vamos entrar com o pedido de autorização para ele falar. Pois ele está disponível para falar desde que tenha autorização da Justiça. Isso vai ser encaminhado. Mas o silencio de hoje já nos diz”, encerrou Bussiki

Outras oitivas – Apesar de Riva ter se mantido em silêncio, o ex-governador Silval Barbosa e seu ex-chefe de gabinete, Sílvio Corrêa, afirmaram em depoimento à CPI que Emanuel teria  recebido dinheiro de propina para apoiar os projetos do Executivo quando era deputado.

Emanuel, inclusive, foi gravado por Silvio Correa enchendo os bolsos do paletó de dinheiro, cujo vídeo foi entregue em um conjunto de provas no acordo de delação premiada firmado com a Procuradoria Geral da República (PGE).

Karine Miranda | Assessoria Vereador Marcelo Bussiki

26/04 - Chico 2000 garante compromisso da prefeitura para obras de campo society
26/04 - Vereador Jeferson Siqueira destaca importância da realização do mutirão de cirurgias eletivas