Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
14/08/2019
Vereadores garantem fiscalização na obra da Feira do Porto
Ilustração
Os vereadores por Cuiabá acompanharam na tarde desta terça-feira (13), a apresentação do projeto de reforma e ampliação do Mercado Varejista Antônio Moisés Nadaf aos comerciantes permissionários. Conhecido popularmente como Mercado do Porto, o local passará por uma completa transformação que irá fortalecer o comércio e vai potencializar o desenvolvimento turístico.

A obra, prevista para ser finalizada em 12 meses, deve ser iniciada nos próximos dias e os parlamentares garantem que irão acompanhar de perto todos os passos da intervenção.

A grande preocupação dos comerciantes durante o período de obras é em relação as condições de trabalho. Sobre isso, o presidente da Câmara Municipal, vereador Misael Galvão (PSB,  garante que atuará junto ao Executivo para garantir que as obras não interfiram diretamente na produtividade do comerciante.

“Toda melhoria tem seu transtorno, mas será dado todo o suporte para que os comerciantes possam continuar trabalhando, mesmo em meio a obra, sempre levando em consideração que o transtorno será para garantir melhorias futuras. Esta obra trará muito mais conforto, tranqüilidade para que os comerciantes possam trabalhar e ainda melhor estrutura para os clientes. Pode ter certeza que depois de um ano toda essa reforma já será pequena, pois os clientes vão aumentar cada dia mais”, enfatizou o socialista.

Partindo desta premissa, o vereador Dilemário Alencar (PROS) afirma que fiscalizará todos os passos da obra, sempre cobrando o Executivo para a finalização da mesma dentro do prazo estabelecido.

“Nós sempre defendemos a reforma do Mercado do Porto. Agora, é preciso que a obra aconteça no tempo certo, no tempo que está colocado no projeto, pois essa obra, de certa forma, trará transtornos para os comerciantes e não pode haver paralisações, como é de praxe acontecer em obras pública. Participamos desta reunião com os comerciantes para garantir que nós vamos fiscalizar e exigir para que a Prefeitura acelere esta obra e ouça os reclames dos comerciantes, para que os incômodos sejam os menores possíveis, principalmente para os clientes, pois aqui e um ponto turismo da cidade”, pontuou o parlamentar.

O vereador Vinicyus Hungueney (PP) lembra que participou da construção do projeto em 2017, quando estava à frente da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

“Há muito tempo o Mercado do Porto não passa por uma reforma e esta obra vem se concretizando. Para nós, que estivemos participando desta construção desde o início, é uma grande felicidade ver esse sonho se tornar realidade”, disse o progressista.

O novo mercado terá um aumento correspondente a quase 6.8 mil m² do estrutura atual. O local terá uma extensa praça de alimentação e uma quantidade de vagas de estacionamento significativamente maior, para motocicletas, ciclistas, carga e descarga e até mesmo ônibus turísticos. 

A obra será divida em duas partes. A primeira será a demolição completa da parte onde está localizado os bares e restaurantes, e a segunda a reforma da parte de alimentos.

“O prefeito já quer emitir a ordem de serviço, mas nós precisamos remover os donos de bares e restaurantes do local que eles estão fixados, pois o local será demolido para construção de uma nova estrutura. Será construído um espaço melhor e mais agradável, e para isso aconteça é necessário retirar os permissionários do local. A prefeitura já iniciou este processo, e esses comerciantes serão transferidos para outro espaço dentro do próprio Mercado Municipal”, explicou a atual secretária de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico do município, Débora Marques.

Conforme o secretário de Obras, Wanderlúucio Rodrigues, será investido pouco mais de R$ 8 milhões na obra. “É uma obra que o projeto de viabilidade se iniciou na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro junto com o vereador Vinicyus Humgueney, que na época era secretario. Foi tudo planejado, é um recurso que estava perdido na Caixa Econômica Federal junto ao Ministério da Agricultura e a Prefeitura conseguiu recuperar”, contou.

Os feirantes estão aguardam com ansiedade a obra. “A nossa expectativa é boa. Nós estamos passando por um momento de transformação no Mercado do Porto através dessa reforma que vai se iniciar. A nossa expectativa é muito boa, pois todo o suporte esta sendo nos dado, estão nos dando a oportunidade de participar deste processo de construção do Mercado, então, nos temos uma expectativa muito boa em relação a isso”, finalizou o presidente a Organização do Mercado do Mercado do Porto, José Ismar.

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.