27/05/2019
Bussiki participa de ações para fortalecer a rede de apoio à adoção em Cuiabá
O vereador Marcelo Bussiki (PSB) participou de uma série de ações promovidas pela Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara) para dar visibilidade à causa da adoção e fortalecer a rede de apoio à criança e adolescente de Cuiabá. Os eventos celebraram a Semana da Adoção e também o Dia Nacional da Adoção, comemorado no dia 25.

Entre as atividades, Bussiki participou do desfile "Adoção na Passarela, uma estrelinha para iluminar sua vida" e da solenidade de premiação do 8º Concurso de Redação da Ampara, realizado com os alunos do 6º ao 9º ano de diversas escolas de Cuiabá. O concurso teve o objetivo de orientar e sensibilizar o público infanto-juvenil sobre a temática e premiou as melhores redações que trataram sobre os mitos e preconceitos em relação à adoção.

Atualmente são 948 pretendentes habilitados para adoção 569 crianças e adolescentes acolhidos 75 crianças e adolescentes disponíveis para adoção e 81 unidades de acolhimento em 65 Comarcas de Mato Grosso. Durante todo o processo de adoção, a Ampara e seus voluntários atuam para facilitar esse momento que é de tanta apreensão entre futuros pais e filhos.

Por essa razão, além de participar das ações, Bussiki também homenageou as pessoas envolvidas na causa.  Ele realizou uma sessão solene na Câmara Municipal, em reconhecimento às famílias adotantes e pessoas que contribuem para o fortalecimento do ato de amor que é adotar. Foram homenageadas 35 pessoas e empresas que, simbolicamente, representaram a todos os que apoiam a adoção.

“Quisemos homenagear todos os atores desse processo. Foi uma semana de reflexão, em que pudemos trazer esse tema em debate. Nós quisemos reconhecer as pessoas que trabalham em prol da adoção, mesmo que seja com essa simples homenagem”, disse o vereador.

Para encerrar a Semana da Adoção, Bussiki participou da 11ª Caminhada da Adoção no Parque das Águas, em Cuiabá, na tarde de sábado (25). O evento reuniu famílias adotivas, pretendentes, apoiadores, autoridades e inúmeras pessoas interessadas em receber informações e desmistificar o tema da adoção.

“Foram grandes oportunidades de darmos visibilidade à importância da adoção e do fortalecimento da rede de apoio a esta causa, que tanto precisa do nossa ajuda e proteção! Agradeço à Ampara pela oportunidade de, em mais um ano, fazer parte dessa grande família”, encerrou.

Para a presidente da Ampara Lindacir Rocha, todas as ações serviram para despertar a sociedade sobre a adoção, cuja temática muitas vezes é esquecida.  “É um assunto que precisa ser debatido, são muitas dores, mitos e preconceitos que envolvem o tema. A parceria com as instituições, em especial com o Poder Judiciário, nos dá sustentação. É por meio dessa rede que as famílias se formam. Quanto mais pessoas compreenderem a adoção, menos crianças teremos com a necessidade de arrumarmos uma família”, disse.

Karine Miranda | Assessoria Vereador Marcelo Bussiki