03/05/2019
Equipe realiza quarta ação de doação de sangue no MT Hemocentro
Ednei Rosa
Equipe Toninho de Souza realiza doação de sangue no MT Hemocentro
A ação foi liderada pela assistente social Eliane Souza e teve como objetivo incentivar a população em geral a também participar e doar sangue para ajudar quem precisa.”

A equipe do gabinete do vereador licenciado e deputado estadual Toninho de Souza (PSD), realizou nesta sexta-feira (03) a quarta ação de doação de sangue ao Hemocentro – MT. O evento faz parte da mobilização “Ação Cidadã” que é realizada todas as sextas-feiras pelo gabinete e tem como objetivo exercitar a prática da cidadania e estimular a sociedade em ações pró-ativas que visem o bem coletivo.

De acordo com o deputado Estadual Toninho de Souza é muito importante o trabalho de conscientização para a doação de sangue. “A nossa ação visa conscientizar os colaboradores, seus familiares e amigos para ajudarem na doação de sangue que salva muitas vidas, o nosso grupo está muito empenhado nesta ação, já estamos na quarta ação”, explicou.

A assistente Social Eliane Souza lembrou que esta ação trata-se de uma forma de incentivar a população em geral a também doar sangue. "A nossa equipe está aqui pela quarta vez realizado esta doação de amor ao próximo. Gostaria de aproveitar e convidar outras pessoas para participarem desta "Ação Cidadã", estamos felizes em poder ajudar a salvar vidas, disse.

O assessor  parlamentar Tolentino Lara, que participou da doação de sangue falou sobre a iniciativa. "Estou muito feliz por participar desta ação, é um gesto pode salvar a vida de muita gente, disse.
Sávio Batista que faz parte da equipe do parlamentar, lembrou que uma doação pode salvar muitas vidas. "Doar sangue é muito mais simples e importante do que eu imaginava. Uma bolsa de sangue, pode ajudar a salvar até 3 vidas".

Joel Galvão que também integra a equipe do parlamentar, foi impulsionado a doar pela possibilidade de ajudar a salvar a vida de alguém. "Foi muito legal saber que estava contribuindo de alguma forma, salvando a vida de outras pessoas, espero poder contribuir outras vezes”, almeja.

Para fazer a doação é necessário:

- Levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação)
- Estar bem de saúde
- Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos, 11 meses e 29 dias
- Pesar mais de 50 Kg
- Não estar em jejum evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Recomendações para o dia da doação:

- Nunca vá doar sangue em jejum
- Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação
- Não tome bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores
- Evite fumar por pelo menos 2 horas antes da doação
- Evite alimentos gordurosos nas 3 horas antes da doação

O MT Hemocentro está localizado na Rua 13 de Junho, 1055 - Centro Sul, Cuiabá, telefone (65) 3623 0044.

Fotos Relacionadas

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!