17/04/2019
CPI requer esclarecimentos da Santa Casa e funcionário fazem protesto pedindo intervenção
Pedido de informações sobre a gestão da Santa Casa pela CPI terminou em protesto, uma funcionária e o vereador Luis Claudio passaram mal durante a manifestação.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a Santa Casa de Cuiabá, formada pelos vereadores Toninho de Souza (PSD), Justino Malheiros (PV) e Luis Cláudio (PP) foi ao hospital filantrópico, na manhã desta terça-feira (16), requerer informações visando subsidiar as oitivas que serão realizadas para apurar os problemas de gestão que levaram a Santa Casaà atual situação de crise, atraso no pagamento dos médicos, funcionários, fornecedores e suspensão do atendimento ao público.

O vereador Luis Cláudio esclareceu que foram entregues documentos comprobatórios do recolhimento de INSS, FGTS e folha de pagamento, contratos com empresas terceirizadas, as emendas parlamentares, empréstimos, entre outros informações.“Foram entregues a atual direção do hospital 12 requerimentos e a Santa Casa terá 10 dias para apresentar estas informações à CPI da qual eu sou o relator. Com estas informações daremos andamento ao trabalho de apuração do que aconteceu com a Santa Casa para chegar a este ponto de fechar as portas. Vamos aguardar o encaminhamento deles parar poder dar o próximo passo da CPI”, enfatizou Luis Cláudio.

Na saída dos vereadores, após a entrega dos requerimentos, um grupo grande de funcionários gritaram palavras de ordem nas quais repetiam, “intervenção” e “fora má gestão”. Revoltado com o protesto dos funcionários e com a visita dos membros da CPI o médico Luiz Felipe Saboia, que fazparte do quadro de administradores da Santa Casa, tratou mau os vereadores e tentou impedir a manifestação dos funcionários, chegando a tomar o celular de uma funcionária que filmava o protesto. Após ter o celular quitado pelo médico a mulher teve uma crise nervosa e entrou em convulsão, e teve que ser atendida por colegas e um médico que estava no local.

O vereador Luis Cláudio, que mesmo sentido um problema de saúde fez questão de entregar os requerimentos da CPI à direção da Santa junto com os outros parlamentares, também passou maldurante o protesto e teve queser encaminhado ao hospital São Mateus, onde foi medicado e recebeu um atestado médico indicando repouso de dois dias.

O tumulto ocorrido na Santa Casa repercutiu no final da sessão da Câmara de vereadores, onde vários parlamentares se solidarizaram com os membros da CPI que foram maltratados durante a visita ao hospital filantrópico. O presidente Misael Galvão reforçou o objetivo da CPI de passar a gestão da Santa Casa a limpo.

Paulo Wagner | Assessoria Vereador Luís Cláudio