Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
21/01/2019
Toninho de Souza alerta população sobre a importância da Campanha Janeiro Roxo
Campanha: Janeiro roxo é o mês de luta contra a hanseníase

A campanha nacional pela luta contra a Hanseníase chama a atenção da população para o diagnóstico precoce e combate à doença. O objetivo da Campanha é divulgar informações e oferecer o tratamento correto para todos. 

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, o Estado há alguns anos apresenta nível considerado hiperendêmico para casos de hanseníase e ocupa a primeira posição com as maiores taxas de predominância e incidência da doença no país.

O vereador Toninho de Souza (PSD) alerta a população sobre a importância da Campanha e a necessidade de estimular a conscientização da população quanto aos casos de hanseníase e também para o tratamento.

"É um assunto extremamente preocupante que envolve o nosso Estado, a hanseníase é uma das doenças mais antigas do mundo e infelizmente ainda existe nos dias de hoje. Mato Grosso apresenta grande incidência da doença, e eu fico triste pois temos medicamentos gratuitos nos Postos de Saúde, a doença tem tratamento, mas muita gente não procura, vamos juntos tirar Mato Grosso desta triste posição", explicou o parlamentar.

Por se tratar de uma doença silenciosa e incapacitante, o diagnóstico precoce, o tratamento e a prevenção são ações prioritárias para bloquear a transmissão e reduzir as deformidades decorrentes da evolução da doença, como também, desconstruir o preconceito que causa discriminação, danos psíquicos, morais e sociais aos doentes e seus familiares.

O Ministério da Saúde mantém uma página atualizada sobre a hanseníase, contendo fluxos, protocolos clínicos, diretrizes terapêuticas, informações técnicas e publicações da área: ?http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/hanseniase?

Verônica Rakel
Assessoria de Imprensa


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)
22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.