28/12/2018
Câmara ganha nova estrutura de cargos para biênio 2019/2020 com foco no social e sem impacto financeiro
Hozeander Silva

Da Assessoria

A nova mesa diretora que será presidida pelo vereador Misael Galvão (PSB), a partir de 1º de janeiro de 2019, mostra que vem com vontade de mudar a cara da Legislativo Municipal, nos últimos trabalhos antes do recesso parlamentar, a mesa atual encaminhou a nova resolução que modifica a chamada “Estrutura Básica” atual da Câmara.

A última alteração desta estrutura foi realizada na gestão do então vereador Lutero Ponce em 2008. A criação do novo organograma que será aplicado, vai de encontro a nova metodologia de gestão pela futura mesa, os ajustes foram feitos para atender algumas exigências de órgãos controladores e também aproximar a casa da sociedade cuiabana.

A equipe de secretários e coordenadores do biênio  2017/2018 e 2019/2020 formaram  a denominada  “ Equipe de Transição” que  teve o papel de viabilizar esta  nova estrutura determinada pelo futuro presidente Misael Galvão, que contou com apoio da atual gestão da Casa, a qual entendeu que as mudanças eram necessárias e colocou em votação ainda neste ano (2018)  para serem apreciadas e aprovadas pelos vereadores.

Uma das  mudanças positivas que ganha a simpatia dos demais vereadores, foi a redução de cargos junto à presidência, os chamados assessores parlamentares, caíram de 15 para 5, os quais ficarão ligados a presidência.

A estrutura da presidência ficou com uma chefia de gabinete, assessor especial, corregedor, e mais duas assessoria da presidência, segundo Misael a futura equipe será composta por pessoas técnicas e que vão dar suporte a sua gestão.

Seguindo o conceito de dinamização, os 10 cargos retirados da presidência, ganharam funções dentro das oito secretarias da casa.

As secretárias ficaram determinada da seguinte forma, Secretaria de Apoio Legislativo, potencializando a secretaria Geral, Sec. Patrimônio e Manutenção, Sec. Transparência e Controle Interno, Sec. Comunicação, Sec. Gestão de pessoas, Sec. Gestão Orçamentária e Financeira e a Consultoria Jurídica.

O cuidado foi tão grande com a coisa pública que não houve impacto financeiro, o futuro presidente Misael Galvão que costuma dizer “- não chegamos a lugar nenhuma sozinho”, orientou  a equipe de transição composta pelo Advogado Paulo Nascimento o Chefe de Gabinete, Daniel Lima o Gestor Público, Jonatas Pulquerio a Secretaria de Gestão de Pessoal , Bárbara Helena de Noronha Pinheiro Cristiane Auxiliadora Souza da Silva , servidora do Recursos Humanos Walter Nei Duarte Ramos, Secretaria de Patrimônio e Manutenção Lenine Póvoas, Procurador Geral  Eronides Dias da Luz, Secretario de Apoio Legislativo MIchelle D Mont Leite, Servidora do Apoio Legislativo Rita Rennó, Secretaria de Orçamento e Finanças João Carlos Andreotto, Analista Legislativo  e Mirian Elisabeth Nascimento, Secretaria de Controle Interno  e a contadora Dra. Vera Gomes,que nesta nova reengenharia de funções dentro da casa, fossem feitos em cima da dotação orçamentária atual de R$ 1.403.500,00 ( um milhão quatrocentos e três mil e quinhentos reais)  sem que ultrapassa-se o valor e que trouxessem economia, neste primeiro momento já se observou o resultado  positivo , o quadro funcional de 436 cargos comissionados , passou para 422 em uma economia de menos 14 cargos para o próximo ano, tudo feito com o aval do atual presidente Justino  Malheiros ( PV).

Atendendo também as necessidades dos gabinetes, foram alocadas as funções de Chefia de gabinete, assessoria interna e externa, acabando assim com as funções não denominada e mau vistas pela população, tendo em vista a importância dos assessores externos para um mandato de vereador, aproximando assim o vereador dos bairros e comunidades rurais da capital.

Misael Galvão e a nova mesa diretora se compromete  trabalhar para alcançar novos parâmetros com a sociedade, também está empenhada em mudar a cara do legislativo, mostrando os trabalhos dos vereadores em suas comunidades, aprovações de leis, indicações, fiscalização aos trabalhos do poder público as que irão favorecer o cidadão, e fazer chegar na ponta os trabalhos desenvolvido por cada um dos vereadores.

A mesa eleita para o biênio 2019-2020, conta com vereadores dispostos a gerir da melhor forma os trabalhos legislativos, Misael destacou além do importante papel que a família tem em sua trajetória o caminhos que fizeram unir os companheiros de chapa, que, ao longo da vida, cruzaram seus destinos.

Disse que conheceu o Primeiro vice-presidente Vinícius Hugueney (PP) ainda bem jovem, lavando carros no lava-jato do seu pai, em frente ao Shopping Popular. O Segundo vice-presidente, Delegado Veloso (PV) é um amigo de muitos anos. Ele delegado e eu Presidente do bairro Dr. Fábio e também liderando os camelôs, tive a oportunidade de trabalhar junto. O Primeiro Secretário Adevair Cabral (PSDB) é uma pessoa que tem história de luta, é o criador da associação que agrega todos os servidores da Prefeitura. O Segundo Secretário, Orivaldo da Farmácia (PRP) é uma pessoa autêntica, homem de grupo, um líder comunitário, conversamos muito até fecharmos a chapa.” Frisando as qualidade de casa membro.

Misael enfatizou ainda que “ninguém chega a lugar nenhum sozinho, e nossa política é de agregar, conciliar e dialogar para que possamos construir um resultado positivo para toda a sociedade”.

A resolução nº 018 de 20 de Dezembro de 2018, revoga a resolução nº 014 de 11 de Dezembro de 2008.

Leonardo Arruda

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)