Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
24/07/2017
Projeto institui hospital veterinário público para salvar animais
Ednei Rosa - CMC
O Vereador e Professor Mário Nadaf (PV) apresentou na Câmara Municipal de Cuiabá, um Projeto de Lei que dispõe sobre a criação de um HospitalVeterinário Público Municipal para animais domésticos ou domesticados.

O presente Projeto tem por objetivo, atender às reivindicações dos representantes das várias entidades protetoras dos animais do município de Cuiabá, que detalharam as dificuldades que encontram para tratarem dos animais vítimas de abandono e maus tratos. “O Projeto acrescentará um grande valor social e humanitário ao município, por existir apenas uma unidade hospitalar pública veterinária no país, localizada em São Paulo”, explica o vereador.  

É crescente a presença de animais domésticos ou domesticados, sobretudo os cães e gatos, em estreita convivência com os humanos na Cidade de Cuiabá e outras grandes metrópoles. Uma convivência benéfica, inclusive do ponto de vista psicológico, mas que precisa ser também absolutamente saudável em relação à saúde física de animais e humanos. Mário ainda fala da questão da saúde, o aumento da população de animais domésticos nas residências amplia o risco de contágio de doenças transmissíveis, dos animais aos homens e vice-versa: “É importante destacar que a saúde humana está diretamente relacionada à saúde animal. Isso porque existem mais de 600 patógenos transmissíveis por animais que afetam as
pessoas”, pontuou. 

No Brasil, o que vemos diariamente nas ruas é um descaso com a vida animal, onde milhares de animais estão sujeitos ao abandono por parte do Poder Público. Considerando as dificuldades socioeconômicas da população brasileira, é necessário que o Poder Público estabeleça um amplo sistema público de atendimento à saúde e bem estar - animal, de forma a estancar o sofrimento de milhares de animais e confortar a população brasileira carente de assistência médica veterinária para seus animais de estimação.

Da Assessoria/Vereador Mário Nadaf


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.