08/05/2017
“Preocupante e esperançosa”, avalia vereador Abilio Junior sobre andamento da obra do novo Pronto-socorro de Cuiabá
Assessoria de Gabinete
Uma visita técnica foi feita por vereadores da Câmara Municipal na manhã desta segunda-feira (08-05), para checar os trabalhos de construção do novo Hospital e Pronto-socorro de Cuiabá. Com aproximadamente 33% concluso, o andamento da obra foi considerado pelo vereador Abilio Junior (PSC) como “preocupante e esperançoso”.

“Conseguimos ver que ainda há muito para ser feito. E isso é bastante preocupante, já que há um prazo para a entrega em abril do ano que vem, quando será comemorado os 299 anos da cidade. Mas, na atual condição econômica do Estado e do Município, será que a população irá receber uma obra de qualidade, já que faltam concluir a parte elétrica, hidráulica e demais obras de acabamento? Porque, o que vimos aqui é uma fachada ‘bonitinha’, ‘arrumadinha’, mas por dentro, falta muita coisa ainda”, questionou Abilio.

Segundo o parlamentar, se, adiante, não houver um compromisso real dos Poderes Executivos Municipal e Estadual com o repasse dos recursos, o andamento da obra ficará totalmente prejudicado. “Mas, vejo com bons olhos, que há um interesse mútuo entre os Governos (Estadual e Municipal), assim como da própria concessionária, de entregar essa importante obra para o cidadão, o que nos deixa bastante esperançoso também”, avaliou Abilio.
A visita técnica contou com a presença de 15 vereadores, sendo parte pelos integrantes da mesa diretora, outra pela Comissão de Saúde e demais interessados sobre a questão, que afeta toda população da Capital que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS).

A entrega da obra chegou a ser divulgada pelo Governo de Mato Grosso que seria realizada em setembro do ano passado. Contudo, de acordo com a concessionária responsável pela construção, composta pelas empresas Concremax e Lotufo, um atraso no repasse por parte do próprio Governo prejudicou o cumprimento do cronograma. E, durante a reunião desta manhã, a concessionária informou que a nova data está prevista o aniversário da cidade (08 de abril). Entretanto, enfatizou Abilio, que é arquiteto e urbanista, caso não seja feita um reajuste no cronograma, esse prazo pode não ser cumprido novamente.

“Acho extremamente necessário um reajuste no cronograma da obra, bem como o cumprimento dos poderes Executivos Municipal e Estadual no repasse das verbas que custeiam a obra”, sugeriu Abilio, enfatizando o apoio político e a fiscalização que a Câmara Municipal tem desempenhado e que está disposta e manter até a conclusão da obra.

A construção do novo pronto-socorro de Cuiabá é uma parceria firmada entre o Governo do Estado, que, até o final, deve custear cerca R$ 50 milhões e a Prefeitura de Cuiabá, devendo investir aproximadamente R$ 29 milhões.

Novo Pronto-socorro
O hospital está sendo construído em um terreno de 20 hectares no bairro Ribeirão do Lipa e contará com 320 leitos, sendo dividido em três setores, com leitos, centro de diagnósticos e ambulatorial.

A unidade terá acessos pela Avenida Miguel Sutil e pelo bairro Despraiado e também deverá contar com 444 vagas de estacionamento e um heliponto.
Dana Campos
Assessoria/Verador Abilio Junior