Início
NOTÍCIAS
08/03/2017
Vereador avalia que monitoramento em Cuiabá precisa ser eficaz
Ednei Rosa - Câmara Municipal de Cuiabá

A polêmica quanto a possibilidade da aplicação de multas, por meio do videomonitoramento em Cuiabá, ideia suspensa por 120 dias pelo prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB), foi assunto decorrente nos debates na Câmara de Vereadores. Na avaliação do vereador Marcos Veloso (PV) os mecanismos de monitoramento precisam de adequações para se tornarem eficazes. Ele ressaltou que é necessária a existência de sanção penal imposta pelo Poder Público as transgressões as Leis de trânsito, mas enfatizou: “Sou contra a indústria da multa".


O parlamentar disse que a questão do trânsito em Cuiabá precisa ser revista. “Temos que encarar essa situação de frente, que discutir o processo de educação de trânsito e formação de nossos condutores. Estamos falando de multa, mas falar em trânsito, não é só multa, também é falar em vida e precisamos salvar vidas”, destacou.


O vereador analisou como indispensável a adequação do sistema de monitoramento e vigilância, exemplificando que existem semáforos sem temporizador. "Somente câmeras e radares instalados não irão resolver o problema do trânsito, se somente os equipamentos eletrônicos resolvessem os problemas, não ocorreriam delitos em ambientes monitorados, ou seja, nenhuma resistência com tal dispositivo seria violada", concluindo ser imprescindível a presença do agente de trânsito no local.


Ele pontuou que no cenário nacional existe um grave problema, centrado na educação e consequentemente na sensação de impunidade, "Hoje se comete uma transgressão, porque se tem a certeza de que não será punido de imediato, há recursos para tudo, nós temos que analisar também o processo de formação dos condutores de veículos, qual é o nível do nosso condutor”, apontou Marcos Veloso.


O parlamentar sugeriu o debate quanto a possibilidade de penas alternativas, como forma de reforçar o processo de reeducação dos condutores infratores. “Poderíamos pensar em penas alternativas, onde um cidadão ao transgredir a legislação de trânsito, poderia optar entre efetivar o pagamento de uma multa pecuniária ou cumprir uma pena alternativa, por exemplo: serviço comunitário e isso já é realizado nas sentenças dos Juizados Especial Criminal”.


Marcos Veloso, contudo ressalta que a conscientização dos condutores é o método mais eficaz para o melhoramento do trânsito.




Mais informações:

9 9908-9777

Assessoria de Imprensa



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
24/03 - Chico 2000 participa de primeira reunião no TCE-MT sobre Interage 2023
23/03 - Presidente Chico 2000 homenageia humorista Dedé Santana
23/03 - Tribuna Livre discute captação de recursos para projetos sociais
23/03 - Trapalhão Dedé Santana recebe título de Cidadão Cuiabano hoje
23/03 - Michelly Alencar homenageia mulheres por relevantes trabalhos prestados em Mato Grosso
23/03 - Vereador Dr. Luiz Fernando faz visita de cortesia à interventora da Saúde Pública de Cuiabá
23/03 - Ações de Edna Sampaio beneficiam mulheres
22/03 - Conexão é Poder reúne mais de 30 mulheres em ciclo de palestras sobre empreendedorismo Da Assessoria
22/03 - Edna visita casa de religião de matriz africana no Tijucal
22/03 - CCJR realiza 6ª reunião e analisa nove pareceres de projetos
22/03 - ‘Café com Presidente’ realiza sua segunda edição com servidores da Gestão Pessoal
22/03 - “Projeto Cuiabaninhos na Câmara” inicia 2023 recebendo alunos da EMEB Hilda Caetano de Oliveira Leite
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.