26/09/2016
Vereador solicita alguns benefícios para pessoas que fazem voluntariado em Cuiabá
Rafael Martine - Secom CMC
Vereador Marcus Fabricio
Já está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Câmara Municipal de Cuiabá, o projeto de lei do vereador Marcus Fabrício (PTB) que pretende conceder os direitos dados aos doadores de sangue e aos idosos, às pessoas que praticam voluntariado regularmente dentro de Cuiabá.

O vereador busca para os voluntários basicamente dois benefícios: a concessão da meia-entrada em casa de diversões ou estabelecimentos que realizam espetáculos de cunho artístico e cultural - com o intuito de proporcionar lazer e entretenimento e, o atendimento preferencial em filas de bancos e instituições de serviço público do município.

Segundo o parlamentar, o objetivo do projeto é fomentar o aumento do número de voluntários na cidade, que podem atuar em diferentes instituições sociais, seja nas áreas de saúde, assistência, educação, bem como, em eventos cívicos.

De acordo com o projeto, será considerada voluntária a pessoa que prestar serviços não-remunerados regularmente à comunidade, além disto, para receber os benefícios, a pessoa deverá comprovar sua atuação através de documento de Certificação - devidamente registrado pela Entidade em que atua e um documento de Identidade ou outro com mesma validade, com foto Carteirinha ou Crachá de Identificação como voluntário, expedida por Instituição reconhecida ou cadastrada na rede Brasil Voluntário.

O projeto, além de promover a inclusão e o aumento da prática do voluntariado, o que já é muito comum em outros países, é uma forma de mostrar aos voluntários o reconhecimento pelo trabalho que prestam à sociedade, mesmo sabendo que aqueles que atuam neste sentido, o fazem por uma convicção, sem esperar nenhum benefício em troca.

Além da meia-entrada e da prioridade em filas de banco, deve ficar assegurado aos voluntários, o atendimento prioritário quando necessitarem de Hospitais, Postos de Saúde, Serviços Ambulatoriais e congêneres da Rede Pública Municipal. E, deve também ser garantida a matrícula de seus filhos nas escolas da Rede Municipal de Ensino, independentemente de qualquer forma de seleção, respeitado o calendário da Secretaria Municipal de Educação.

O projeto se deve a crença de que a prática do voluntariado torna os cidadãos mais conscientes socialmente e comprometidos, passando a se interessar mais pelo próximo e suas necessidades, o que contribui com uma forma mais fraterna de atuar sobre sua comunidade e ajuda a transformar a realidade social da cidade e do país.

Luciana Oliveira Pereira – Secom CMC

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues