21/09/2016
Vereador condena paralisação e cobra retomada de obras de PSFs de Cuiabá
Assessoria de gabinete
Vereador Neno do Pascoal Ramos
O vereador Edmirço Batista de Souza, o Neno do Pascoal Ramos (PMDB), levantou a voz para denunciar a paralisação de obras de Postos de Saúde da Família (PSF) em Cuiabá e pedir a retomada urgente dos trabalhos, parados desde 2012. Na sessão desta terça (20/09), da Câmara Municipal, Neno apresentou quatro requerimentos  – relacionados a obras de PSFs paradas – e ainda 67 indicações de melhorias para mais de 30 bairros da capital.

Nos requerimentos protocolados nesta terça, Neno cobra informações do prefeito e do secretário de Saúde sobre a construção de cinco PSFs: Real Parque, Passaredo, Jardim Imperial, Ilza Picoli e Dr. Fábio II. Segundo o parlamentar, que realizou recentemente um levantamento da situação dessas obras, a unidade do Passaredo é a mais adiantada (80% concluída), no entanto, as demais, tocadas por outra construtora, seguem com 30% das obras realizadas.

Neno do Pascoal afirma que cada uma dessas obras, no valor de R$ 800 mil, com recursos federais e contrapartida do município foram paradas sem explicação. Com verba do Ministério da Saúde e do PAC Saúde, os novos PSFs (três tipos de unidades em uma só), deveriam ser concluídos em 180 dias e movimentariam 15 equipes novas, aumentando a cobertura da atenção básica com recursos advindos do SUS e servindo como importante meio para ajudar a desafogar a saúde pública do município, mediante o caos no atendimento.

Em outros requerimentos, Neno do Pascoal cobra explicações sobre unidades de PSFs cujas obras foram aprovadas e já contam com recursos garantidos, mas que sequer tiveram início.  É o caso das unidades do Parque Ohara e do Rio dos Peixes, ainda dependendo de licitação. O vereador também questiona o caso do PSF da Cohab São Gonçalo que teve a garantia de R$ 62 mil para reforma com início previsto para 30 de abril de 2013, mas que segue no papel.

“Queremos saber até quando essas obras ficarão paradas e se serão realmente entregues à população. A sociedade está sofrendo e precisa de uma resposta, pois hoje estamos enfrentando um caos na saúde. Muito pouco se tem feito para amenizar os corredores lotados do pronto socorro e a superlotação das UPAs. É uma questão de atitude. Se o problema são as empreiteiras, a prefeitura deve acionar essas empresas ou rescindir o contrato, realizando uma nova licitação, uma vez que os prazos já estão expirados”, cobra o vereador.

Além dos requerimentos, Neno ainda fez outras indicações na área de saúde. Uma delas foi a solicitação para implantação de terceiro turno no Centro de Saúde do Tijucal. “Com esse posto atendendo à noite, a vida de muitos trabalhadores da região seria facilitada”, afirma ele, lembrando que hoje a unidade atende cerca de 27 mil moradores do Tijucal e mais 14 bairros de seu entorno. “É possível e necessário. O atendimento noturno já é uma recomendação da Conferência Municipal de Saúde”, argumenta o vereador

Assessoria de Comunicação do vereador Neno do Pascoal Ramos

26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)