23/04/2008
Balanço Orçamentário revela aumento de receita
Secom Câmara/CBA
Audiência Pública
O balanço orçamentário referente ao terceiro quadrimestre de 2007 da Prefeitura Municipal de Cuiabá revela que a receita tem aumentado ano a ano o que na opinião do Secretário de Finanças, José Carlos Carvalho, o (Zé do Nordeste) é fruto de uma política da gestão de equilíbrio fiscal e respeito ao contribuinte. A apresentação do relatório de cumprimento de metas do 6º bimestre da Prefeitura Municipal de Cuiabá no plenário da Câmara Municipal foi acompanhada pelos vereadores da bancada de sustentação do executivo e dos vereadores da oposição.

A apresentação dos números e aplicação dos recursos nas áreas de saúde, educação e gastos com publicidade dividiu as opiniões e promoveu o debate entre os vereadores Permínio Pinto (PSDB), Edivá Alves (PSDB) e o vereador Lúdio Cabral (PT).

Lúdio criticou a atual gestão e lamentou que a austeridade na gestão não resultados práticos na melhoria da qualidade de vida dos servidores aposentados e pensionistas. O vereador disse ainda que a Prefeitura não explicou os gastos exorbitantes com publicidade, além de afirmar que o PCCS do servidor não é um conquista da atual gestão.

Já os vereadores Permínio Pinto e Edivá Alves reafirmaram as conquistas da administração pública. Os dados apresentados mostram que houve avanço em todas as áreas, que a Prefeitura de Cuiabá está com saldo positivo o que possibilitou ser contemplada com recursos do PAC – Plano de Aceleração do Crescimento e investimento em outras áreas.

O Secretário de Finanças ressaltou o aumento na arrecadação do IPTU e enalteceu o trabalho dos vereadores no resultado. Destacou que o IPTU Verde aprovado pela casa de leis favoreceu em muito o aumento na arrecadação. Afirmou ainda que os professores estão com o salário digno e a Prefeitura tem investido muito na qualificação profissional.

O vereador Luiz Marinho (DEM) cobrou do executivo a aplicação da lei de sua autoria que destina parte dos recursos para divulgação das leis aprovadas pela Câmara.

Já o vereador Ivan Evangelista (PPS) ressaltou que o PCCS não é uma iniciativa da atual gestão. “Todos sabem que o Plano de Cargos e Salários foi idealizado na gestão passada”, afirmou.

A audiência contou ainda com a participação do presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Lutero Ponce e do segundo secretário vereador Marcus Fabrício.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Roseli Cordeiro