15/04/2008
Negros lançam carta aberta aos candidatos a reitoria da UFMT
O Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial-CEPIR, os movimentos sociais negros, os quilombolas manifestam em carta aberta aos candidatos reitores da Universidade Federal de Mato Grosso a inclusão de propostas nos programas de gestão e debates. A implementação da lei 10639/03 e o parecer 003/04 nos cursos de licenciatura como disciplina obrigatória com carga horária considerável é uma das propostas apresentada na tribuna livre da Câmara Municipal de Cuiabá através do representante do Instituto de Formação Estudo e Pesquisa (IFEP), Rinaldo Ribeiro de Almeida.

Das propostas apresentadas Rinaldo desta a implementação de políticas de ações afirmativas (cotas) que garantam o ingresso, a permanência de afrodescendentes na UFMT; tendo como referência os dados do IBGE/07 que estima em 62,6% a população de pretos e pardos em Mato Grosso-MT. "As cotas é a melhor solução educacional, é uma política transitória. Propomos um período de 10 anos, podendo ser prorrogado por mais 10 anos, com acompanhamento e avaliação”, afirmou.

Os movimentos sociais solicitam ainda a construção de políticas específicas para superação das desigualdades sócio-raciais dos quilombolas de MT com garantia de recursos suficientes no orçamento da UFMT; articular junto à bancada federal de MT a aprovação do projeto de Lei 73/99 onde o relator é um parlamentar de MT e do Estatuto de Promoção da Igualdade Racial já aprovado por unanimidade no Senadores.

“Ao avaliar a gestão da UFMT nestes oito anos, só restou ao movimento social negro, quilombolas decepções. A atual gestão aprovou em 2003 uma política afirmativa muito tímida, “sobre vagas” depois recuou. Entretanto quase 50 universidades públicas implementaram políticas de “cotas” bem mais afirmativas”, afirmou o representante do IFEP.

Os dados do IBGE e PNAD (2007) apontam que a população negra do estado, é de 62,6% o que situa Mato Grosso-MT como o estado com maior continente de população afro-descendente da região Centro-Oeste estando entre os cinco estado s brasileiro com maior concentração relativa da população de cor preta/parda.

Rinaldo disse que o dialogo com a reitoria é frágil e difícil, do próximo reitor e equipes o movimento negro espera postura, comprometimento, decisão, brevidade com a causa.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Roseli Cordeiro

19/04 - Fellipe Corrêa quer reconhecimento facial para inibir crimes contra motoristas de app