01/12/2014
Vereador Arilson questiona aumento da tarifa de esgoto e reforça a luta contra as cobranças abusivas
Pedro Alvez - Secom.
Audiência pública.
Uma série de reclamações contra a Cab foi reunida dos moradores de Cuiabá e apresentadas junto com uma representação dos vereadores da capital no Ministério Público Estadual na última quarta-feira (26). Os vereadores Arilson da Silva, Allan Kardec e Paulo Araújo protocoloram o documento e questionaram o aumento abusivo da tarifa de esgoto. Outra ação que reforçou a luta por serviço de qualidade de água e esgoto foi a audiência realizada na Câmara nesta sexta-feira (28).

O vereador do Partido dos Trabalhadores, Arilson da Silva, destacou que tanto a representação junto ao Ministério Público quanto a audiência pública com a presidente da Amaes, Karla Lavratti, reforçam as queixas da população que está insatisfeita com os serviços da Cab Cuiabá.

“Deixamos claro no documento que protocolamos no MPE que é abusivo o aumento do esgoto que chega a 90% do consumo de cada unidade medidora sobre o valor do consumo da água nos bairros onde nem sequer há rede de esgoto. Como a Cab vem com este aumento sendo que o serviço não existe? Nosso intuito é colaborar com o Ministério Público e representar a população. Há tempos estamos unindo forças com entidades e apresentando as reivindicações da população nas sessões da Câmara, através de documentos”, afirma.

Durante a audiência pública, o vereador Arilson da Silva questionou a presidente da Amaes, Karla Lavratti, sobre os aumentos realizados e apresentou um comunicado emitido pela Cab aos moradores anunciando o aumento da tarifa de esgoto nos bairros onde está sendo realizada a coleta, o tratamento e a destinação do esgoto. Todavia, diz o vereador, houve aumento na tarifa em bairros como Parque Cuiabá e Santa Isabel onde estes serviços não existem e a cobrança pontualmente foi realizada.

“Se formos avaliar sob a ótica do direito do consumidor, tarifa é a cobrança de um serviço que está sendo feito, é uma contrapartida da prestação de serviço. No caso da tarifa de esgoto, o serviço é precário ou inexiste em vários bairros e mesmo assim houve o aumento do esgoto que chega a 90% do consumo de cada unidade medidora sobre o valor do consumo da água, o que é um absurdo. Conversamos com moradores de diversos bairros que sofrem com este aumento abusivo e vamos recorrer a todas as alternativas para defender os moradores e combater este abuso da Cab”, afirma Arilson.

Assessoria de Imprensa - Marcela Brito