09/07/2014
Allan apóia a luta dos enfermeiros e quer intervenção na saúde de Cuiabá
Pedro Alves - Secom Câmara de Cuiabá.
Vereador Allan Kardec (PT).
O  vereador Allan Kardec (PT) participou da audiência pública realizada na Câmara Municipal de Cuiabá para ouvir os profissionais da enfermagem da rede pública que deflagraram greve reivindicando aumento salarial e valorização profissional.

Allan destacou que a greve é válida, pois trata-se de uma luta justa da categoria, uma vez que o Executivo Municipal não tem valorizado os profissionais e nem coloca a saúde pública como prioridade de sua gestão. Ele defende ainda uma intervenção do Ministério da Saúde em Cuiabá, principalmente na gestão do Pronto-Socorro Municipal.

“Parabenizei os profissionais pela grande ousadia e coragem de estar em estado de greve, nunca se viu na história de Cuiabá um estado tão precário na saúde pública do nosso município. E eles são a principal força motriz da saúde, todos os outros profissionais são importantes, mas o maior número que faz o atendimento, a sutura, a evolução dos pacientes são os enfermeiros, os técnicos e auxiliares. Então, é uma luta justa”, ressalta o vereador.

Os profissionais da enfermagem foram até a Câmara Municipal em busca de apoio dos vereadores nesta terça-feira (08),
porque a Prefeitura de Cuiabá ao invés de negociar com a categoria para suspender a greve optou por recorrer à Justiça e conseguiu liminar declarando a greve como ilegal e estipulando multa diária de R$ 30 mil a ser arcada pelo sindicato da categoria, caso a paralisação continue.

“Quero dizer que não vamos parar por aqui, os vereadores de Cuiabá já estão dispostos a acionar junto à sociedade civil, uma grande manifestação, uma ação civil pública junto com o Ministério Público e também vamos acionar o Ministério da Saúde para fazer uma intervenção o mais rápido possível no Pronto-Socorro de Cuiabá. Já está mais do que provado que o prefeito Mauro Mendes, que o seu secretário de gestão, que o seu secretário de Saúde não dão conta de administrar a saúde de Cuiabá. Intervenção já, essa é minha defesa”, enfatizou o vereador Allan.

Welington Sabino – Assessoria de Gabinete