03/07/2014
Vereador Toninho de Souza consegue permanência dos ambulantes do Beco da Matriz
O vereador Toninho de Souza (PSD) intermediou na manhã desta quinta-feira (03-07) um impasse envolvendo a prefeitura de Cuiabá e os ambulantes da área conhecida como ‘Beco’ da Matriz. O parlamentar foi procurado pela Associação Mato-grossense dos Artesões para resolver uma ameaça de desocupação do local ao lado da Igreja Católica, em frente a praça Alencastro, num prazo de dois dias. Notificados pela Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico, os feirantes foram levados por Souza até o secretário da pasta, vereador licenciado Domingos Sávio.

Companheiros no Legislativo cuiabano, Toninho de Souza e Domingos Sávio foram unânimes em reconhecer à necessidade de se criar um projeto de lei que regularize não só apenas os ambulantes da Matriz como são conhecidos os trabalhadores local como os demais comerciantes de diversas áreas que fazem a ocupação de logradouros públicos para tirar o sustento de suas famílias. Para Toninho de Souza, a questão não é só impedir a saída do pessoal do ‘Beco’ da Matriz, mas sim a regularização de todos os ambulantes da capital mato-grossense, que ultrapassa a casa de dez mil trabalhadores desse ramo.

“Sou contrário a qualquer tipo de radicalização como a retirada imediata do Beco da Matriz. Estamos aqui para encontrarmos uma saída pacífica e justa para todos os ambulantes de Cuiabá. O poder público existe para amparar e dar condição de trabalho a todos os cidadãos”, disse o parlamentar.

Por sua vez, o secretário Domingos Sávio ressaltou que a notificação aos ambulantes da Matriz ocorreu a título de cumprimento de ordem judical enviada pelo Ministério Público Estadual (MPE). Segundo ele, enquanto a Procuradoria Geral do Município e Câmara Municipal criem mecanismos legais para a venda de produtos em áreas públicas da capital do Estado, os ambulantes poderão trabalhar com tranquilidade. Porém, ele cobra uma prestação de serviço de qualidade à população. Sávio se refere aos cuidados de higienização à comercialização de comidas como pastéis, churrasquinhos, sucos entre outros.

“A Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Econômico existe para fazer inclusão social e não exclusão. Vamos criar o projeto de lei de utilização de solo para darmos melhor condição de trabalho e tranquilidade a esse pessoal. Não há motivo para desespero”, afirmou.

Presidente da Associação Mato-grossense dos Artesões, Devanir Pereira Santos, afirmou ter deixado a reunião tranquila e satisfeita. “Estamos felizes com o resultado desse encontro. Só temos a agradecer o vereador Toninho e o secretário Domingos Sávio”, finalizou.

26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)